A CERIMÓNIA MAIS EXCLUSIVA DE PORTUGAL

EO 2017 LisboaPasseio3º Dom./mês: 11hM/00€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

É este o nome que a GNR dá a uma das suas mais espetaculares atuações:o render Solene da Guarda no Palácio de Belém. Nunca viu? Não sabe o que perde!

Todos os terceiros domingos de cada mês, no exterior do Palácio Nacional de Belém, a música começa e a cerimónia inicia-se. Pela beleza da imagem e do concerto de música gratuito, já é longa a tradição turística desta cerimónia realizada pela Unidade de Segurança e Honras de Estado. São sempre muitos os turistas que não perdem a oportunidade de ver um momento tão raro e bonito. As fardas de gala são mesmo bonitas, especialmente aqueles capacetes com os penachos na cabeça.

A cerimónia tem vários momentos bem característicos: primeiro há o cumprimento das duas Forças, depois a saudação entre comandantes de ambas as forças, a escolta ao "Santo e Senha", que é a palavra código para a guarnição, geralmente um nome que se dá a conhecer a guardas e sentinelas para reconhecimento de quem se aproxima. A Banda e a Fanfarra executam, entretanto, um cerimonial de som e movimento designado por "Brinco da Banda". Um momento para relembrar músicas que todos conhecemos mas que raramente se ouvem.

Momento alto da cerimónia é a chegada da Charanga a Cavalo. É verdadeiramente impressionante, chega mesmo a arrepiar. A formação a cavalo é lindíssima e a charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope. Daí ser tão exclusiva esta cerimónia.