VERÃO EM DUAS RODAS

EO 2022 Passeio
  • slider

O verão convida a longos passeios, de preferência, com muito sol. Este ano, a mobilidade sustentável dá o nome ao jogo. Porque não convidar a família para um agradável passeio de bicicleta? De norte a sul de Portugal, as melhores ciclovias estão ao seu dispor.

Há cada vez mais famílias a aderirem à mobilidade através da bicicleta. Além de possuir inúmeras vantagens a nível de sustentabilidade, é um ótimo momento para pais e filhos partilharem, fortalecendo laços familiares. Com ou sem rodinhas, há espaço para todos darem aos pedais.

Nos momentos de férias, as famílias deslocam-se para todos os pontos do país, sendo necessário encontrar novas ciclovias. Com o objetivo de facilitar esta tarefa, escolhemos algumas que primam pelo contacto com a natureza e com o ar do mar. Toca a levar as bicicletas e a desfrutar de muita diversão em duas rodas.

Bicicletas no parque | Porto
O Parque da Pasteleira convida ao desporto e à sustentabilidade. No meio de pinheiros-bravos e sobreiros, surgem dois quilómetros de ciclovia. Um passeio pelos espaços verdes da Cidade Invicta, complementada pelo Centro de Educação Ambiental do parque.

Conhecer a ecovia | Vila Nova de Famalicão
No antigo ramal ferroviário que ligava a cidade de Famalicão à Póvoa de Varzim, está situada a Via Ciclo Pedonal entre Vila Nova de Famalicão e Gondifelos. Com uma extensão de 11 quilómetros, o percurso privilegia a mobilidade sustentável, a prática desportiva e as atividades de lazer. Por rios, árvores, passadiços e animais, faz-se uma viagem fascinante.

Pedalar no centro da cidade | Lisboa
Um dos tesouros mais bem escondidos do centro de Lisboa é o Parque Gonçalo Ribeiro Telles, em pleno coração de Campolide. Os seis hectares de áreas verdes agradam aos amantes de bicicletas, não só pela sua ciclovia, mas também pelas cerca de mil árvores que a emolduram. O espaço conta ainda com três estações, destinadas a bike sharing.

Respirar o ar da praia | Lisboa
Em Cascais, encontra-se a Ciclovia do Guincho, uma das mais antigas do concelho, bastante procurada por ciclistas. A começar na Marina de Cascais, percorrem-se cerca de nove quilómetros, sempre paralelamente ao mar. Durante o percurso, que culmina na Praia do Guincho, é possível avistar areia, oceano e a beleza do Parque Natural Sintra-Cascais.

Maravilhas do Sul | Castro Marim
Feita a pé ou de bicicleta, a Ciclovia da Lezíria é um trajeto de três quilómetros que liga Castro Marim a Vila Real de Santo António. Num único percurso, é possível visitar localidades como Monte Gordo e a Reserva do Sapal, lar de uma densa biodiversidade de fauna e flora. Em cada pedalada, avista-se o Algarve de uma perspetiva única.