TRILHO DO CASTRO DE S. LOURENÇO

EO 2019 Esposende | Passeio2ª a Dom.M/00€

ATIVIDADE GRÁTIS

Este percurso tem início no castro de S. Lourenço e segue para a descoberta de outros monumentos milenares, marcas da presença do homem em tempos anteriores aos castros, que se encontram localizados no planalto de Vila Chã.

Mas há muito mais para apreciar em termos paisagísticos, naturais e etnográficos.

Perca-se com a beleza do Parque Natural do Litoral Norte e da foz do rio Cávado. A arqueologia irá presentear o caminhante com alguns dos mais emblemáticos exemplares de monumentos funerários - os dólmens da Portelagem, do Rapido e o da Cruzinha, sendo este último um dos mais raros e interessantes, por possuir duas estruturas em pedra sob a mesma mamoa. Se passar pelo lugar da Abelheira, contemple os moinhos de vento e os engenhos d’agua que em outros tempos moeram o milho.

Encontre ainda a grande laje de granito (penedo da Pata do Cavalo) com as marcas das ferraduras do cavalo que carregava a N. Sr.ª e o Menino quando estes fugiam dos romanos para o Egipto, ou ainda a “Fonte da Virtude”, que o livrará das “maleitas” do pesado fardo do tempo com a água da eterna juventude.

Mais informações: Site