SEGUIR OS PASSOS DE SARAMAGO PELA ROTA DO MEMORIAL DO CONVENTO

EO 2020 MafraPasseio2ª a Dom.M/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O aclamado livro de José Saramago dá origem a uma rota cultural, que envolve três municípios: Loures, Lisboa e Mafra, num percurso que percorre um vasto território e que alia a narrativa do escritor à história dos lugares, das suas gentes, do património único e diversificado.

O Memorial do Convento, de José Saramago, é o ponto de partida para a criação de um itinerário que engloba, obviamente, as personagens de Blimunda e Baltasar, o sonho utópico de voar de Bartolomeu de Gusmão, a corte de D. João V, os trabalhos árduos dos operários envolvidos na construção do grande Palácio de Mafra e a devoção à música de Domenico Scarlatti, fazendo o passado histórico ganhar vida no presente.

A Rota Memorial do Convento, seguindo o texto do livro, converte-se em momentos e monumentos históricos e paisagísticos do século XVIII, entre Lisboa e Mafra, passando por Loures.

O site da Rota disponibiliza vários percursos, textos e imagens sobre cada um dos pontos, uma linha cronológica e informação sobre o escritor e o livro.

Disponível brevemente AQUI.