PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

EO 2019 Vila Nova de GaiaParque Animais2ª a Dom.: 10h-18h (inverno), 10h-20h (verão)M/01€ / 3€
  • slider

Na descoberta da natureza do Parque, os animais em cativeiro e semicativeiro, permitem um contacto ao vivo com a fauna selvagem de Portugal. Descubra as atividades que este parque tem para as famílias!

Da compreensão dessa paisagem e da comparação com a envolvente próxima, urbana, resulta uma maior sensibilização para os problemas do ambiente.

No percurso de descoberta da natureza do Parque, alguns animais em cativeiro e semicativeiro, em instalações que se pretendem de qualidade, permitem um contacto ao vivo com a fauna selvagem de Portugal.

A fauna selvagem, tal como a flora, apresenta espécies residuais do passado agro-florestal da região, assim como as espécies típicas das cidades e periferias.

Fazem parte do parque:
Centro de Acolhimento, é um centro de educação ambiental com o objectivo educativo, de conservação da natureza e do património englobando várias valências ( Auditório, Salas de Formação, Pousada, Loja do Campo, Sel-service e bar).

Centro de recuperação de animais, estas instalações destinam-se à recuperação e reprodução, e não tem por fim exibir os animais, pelo que os visitantes apenas os podem ver à distância.

Viveiros de plantas, produzindo cerca de 120 espécies de árvores, arbustos e herbáceas.

A clínica veterinária, está aberta ao público todos os dias úteis.

Sábados Selvagens
Um contacto direto e mais próximo com as aves do património natural tem uma grande força motivadora na educação ambiental. As sessões de anilhagem decorrem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, da parte da manhã. Com a colaboração de ornitólogos credenciados, são capturadas aves selvagens, sendo então objeto de análise biométrica, após o que são anilhadas e devolvidas à liberdade.
1.º, 3.º sáb./mês: 10h-12h

Obs.: As entradas encerram uma hora antes. Entrada gratuita para crianças até aos 6 anos. O parque dispõe de uma tarifa especial para entradas sem limite durante um ano.