O AR PURO ALGARVIO

EO 2019 MonchiquePasseio2ª a Dom.M/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A Serra de Monchique é uma serra do oeste algarvio, cujo ponto mais elevado, a Foia, fica a 902 metros de altitude.

Visitar a serra de Monchique, é visitar uma zona serrana com uma grande diversidade vegetal e clima suave, apelidada pelos locais como "Jardim do Algarve". Além do património natural que o vai surpreender, também os ribeiros cristalinos que correm até vales escarpados prometem impressionar.

A Serra de Monchique é também muito procurada devido à sua frescura, sobretudo em épocas de muito calor, contrapondo-se assim ao tempo quente do litoral algarvio e do Baixo Alentejo. Graças ao intenso arvoredo, vai poder dar de caras com aves que não estão junto à costa, como o chapim-real, o pica-pau-verde, o pintarroxo ou o melro-de-peito-branco.

No centro da vila pode desfrutar da vista a partir do miradouro do parque são Sebastião, visitar a igreja Matriz de Monchique datada do início do século XVI, o Convento de Nossa Senhora do Desterro e aproveitar para percorrer as estreitas ruas da vila, contemplando o vasto casario branco com as típicas chaminés de saia.

Depois de conhecer a vila, vale ainda a pena subir a Serra até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, de onde se avista uma grande extensão de paisagem desde o Cabo de São Vicente até à Serra da Arrábida. A seguir, aproveite para fazer um piquenique entre a vegetação e termine o passeio a conhecer as cascatas e as quedas de água, como a Cascata do Barbelote, que tem acesso automóvel e pedonal, a Cascata do Penedo do Buraco e a Cascata do Chilrão.

Obs.: A Serra de Monchique foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018.