FESTIVAL DO BUTELO E DAS CASULAS & CARNAVAL DOS CARETOS

EO 2020 BragançaCarnaval21 a 23 Fev., 26 Fev.M/00€
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O tradicional Carnaval dos Caretos regressa à cidade de Bragança com centenas dos mais tradicionais e autênticos mascarados da Península Ibérica. Quatro dias intensos que fundem o melhor do fumeiro trasmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas da mais autêntica das tradições de inverno, os Caretos.

O tradicional Carnaval dos Caretos e o Festival do Butelo e das Casulas regressam à cidade de Bragança com centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica.

A grande festa começa no dia 21 de fevereiro, com a abertura oficial na Praça Camões às 11h. Durante todo o evento vai estar composto com um espaço de venda de butelo, casulas e produtos da terra com tasquinhas, animação permanente e exposição de elementos.

Ao final do dia, às 18h, a Praça recebe a Demonstração e degustação gastronómica pelo Chef António e formandos do IEFP de Bragança.

O dia seguinte, 22 de fevereiro, é marcado por uma agenda preenchida. Pelas 10h, a cidadela de bragança recebe uma visita guiada com ponto de encontro na Domus Municipalis. Ainda da parte da manhã a Praça volta a receber Demonstração e degustação gastronómica pela Chef Justa Nobre.

A programação conta ainda com atividades para os mais novos, com a hora do conto “Butelo de Histórias” e oficinas, no mesmo dia, às 10.15h.

A tarde é marcada por várias animações: Recriação da tradição secular do “Um Mistério no Reino Maravilhoso” e Carnaval dos Caretos, com desfile pelas ruas da zona Histórica de Bragança de grupos de Caretos de Portugal e Espanha, Agrupamentos de Escolas e Instituições do Concelho.

A Queima do Diabo, às 18h, e o Concerto com Sebastião Antunes & Quadrilha, 19h, encerram o dia.

O dia 23 começa com a maratona do Butelo e das Casulas (BTT), no Forte S. João de Deus, às 9.30h, a Entronização de novos confrades da Confraria do Butelo e da Casula, às 11.30h, e, à mesma hora, a demonstração e degustação gastronómica pelo Chef Marco Gomes, na Praça Camões.

Neste dia, das 10h às 12.30h, as entradas no Museu Militar, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e no Museu Ibérico da Máscara e do Traje são gratuitas.

As festividades encerram, no dia 26 de fevereiro, com a recriação da tradição secular do Diabo, Morte e Censura, nas ruas do Centro Histórico, das 14h às 17h