ALDEIA NATAL ECOLÓGICA

EO 2019 SeiaEvento7 Dez. a 6 Jan.M/00€
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

É o Natal mais ecológico do País. Até 6 de janeiro, a Aldeia Natal de Cabeça convida as famílias a percorrer as pitorescas ruas desta povoação no concelho de Seia, na serra da Estrela, e apreciar a sua decoração ecológica.

Uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal. Um cenário único que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia que ostentam uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa.

Giestas, videiras, pinheiros, resultantes de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela, e lã das ovelhas bordaleiras da serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto, e que tem o visual completo com a utilização de luzes a led.

Os enfeites são feitos pelos habitantes da aldeia, os quais também abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

A visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da serra.

Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, mantêm-se tradições como a missa do galo e a fogueira de natal nas ruas da aldeia, o presépio vivo, entre outras atividades correlacionadas com as vivências da montanha.