VISITA AO MOINHO

EO 2017 CascaisVisita de Estudo2ª, 4ª e 6ª: 10h-13h, 14h-16hM/00€
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Cascais é um dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa com maior tradição moageira. Em Alcabideche, as turmas podem visitar um deles e conhecer a importância do Moinho.

No início da visita, as crianças são convidadas a conhecer a sementeira do moinho de armação, onde estão cultivados os três cereais moídos no moinho: trigo, centeio e milho. Esta etapa permite que os visitantes visualizem a forma como nascem os grãos de cereal que é selecionado e moído no moinho de armação.

No interior do moinho, dá-se início às atividades que eram realizadas pelo moleiro. Quando se pretende obter farinha de trigo ou centeio, faz-se a seleção e limpeza do cereal em grão, retirando-o da saca para colocação na máquina de seleção de cereal. Após este processo, retira-se o cereal limpo. Depois deste processo, o cereal moído é transferido para a zona de ateliês, onde se inicia a separação da farinha do farelo.

Na etapa seguinte, as crianças iniciam o trabalho de peneirar a farinha, respeitando a tradição secular. Posteriormente, farinha é colocada em alguidares, à qual se juntam  o sal e o fermento em quantidades pré-definidas misturando de seguida com água morna. Obtém-se assim a massa de pão que fica pronta a ser "mexida" pelas crianças.

Enquanto o pão descansa e vai ao forno, as turmas conhecem a exposição permanente sobre os moinhos no concelho de Cascais, sensibilizando os presentes para a importância que tiveram as estruturas de moagem em Cascais, a razão da existência de número tão elevado de estruturas de moagem, a importância destas estruturas nas economias locais, as várias tipologias de moinho que existem e métodos de construção, o legado árabe, a forma de aproveitamento que fazem das energias renováveis, o aparecimento das moagens industriais e a razão que levou ao declínio da moagem tradicional.

No final, todos os participantes vêem o pão a sair do forno e podem prová-lo!

Marcações: 214 815 942 | Email