PROGRAMAS EDUCATIVOS COM O JARDIM ZOOLÓGICO

EO 2020 Site DidáticoOnline
  • slider

Programas e recursos educativos online são algumas das propostas apresentadas pelo Jardim Zoológico, criados de acordo com o referencial de educação para a sustentabilidade e alinhados com a estratégia de educação para a cidadania, com o objetivo de apoiar alunos e professores num final de ano letivo diferente.

Na sequência do reforço das medidas de contenção em resposta à pandemia COVID-19 que determinam o isolamento social, o Jardim Zoológico adapta os seus programas educativos para escolas, a fim de apoiar professores e alunos neste terceiro período letivo.

De 20 de abril a 29 de maio, estas sessões gratuitas, passam as portas de Sete Rios e chegam a professores e alunos através do canal oficial de YouTube do parque e da App Jardim Zoológico no MEO, operador de TV da Altice Portugal, que a disponibiliza na posição 812 da grelha de canais ou através do botão azul do comando MEO.

Orientados por um Biólogo/Educador do Jardim Zoológico os alunos são envolvidos através de conteúdos dinâmicos e motivadores de acordo com o currículo de cada nível e ciclo de escolaridade, desde a Educação Pré-Escolar, aos 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

E porque a educação para a conservação é um dos importantes pilares da missão do Jardim Zoológico, para além desta adaptação dos programas educativos para escolas ao mundo web, o Zoo vai ainda disponibilizar no site oficial um conjunto de recursos educativos - fichas e textos de leitura complementar – de forma a, neste tempo de crise, reforçar o apoio que todos os anos oferece a alunos e professores.

Os programas educativos para escolas são reconhecidos pela DGE/Ministério da Educação como sendo de utilidade educativa por desempenharem um papel importante no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade e na educação para a cidadania, do ensino pré-escolar ao ensino secundário. Este reconhecimento vem reforçar a importante complementaridade entre os programas educativos do Jardim Zoológico e os curricula escolar numa perspetiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula.