PROGRAMA ATLANTIS TRANSFORMA O OCEANO EM SALAS DE AULA

EO 2021 Região de LisboaVisitaSob Consulta
  • slider
  • slider
  • slider

Este é o primeiro programa de educação ecológica subaquática para escolas, com viagens e experiências aquáticas com impacto positivo no mundo. Um estímulo à literacia do oceano nos jovens, através de ações educativas e ferramentas de desenvolvimento humano.

O projeto teve início a 15 de março e já atingiu 470 alunos do Município de Sesimbra, através de sessões de freediving, limpeza de praia, palestras com especialistas e até um workshop para incluir algas na dieta alimentar.

Uma aventura de conexão com o Oceano no Parque Natural da Arrábida.



O Programa Atlantis é a uma aposta na educação vivenciada que traz aos alunos não só a esperança e inspiração num momento desafiante como o que vivemos, como permite também saberem o que podem fazer para preservar e diminuir o impacto nos ambientes marinhos. Nesse sentido, os alunos vão participar numa visita às pradarias marinhas do Sado e na ação de limpeza da praia.

O “Programa Atlantis” desdobra-se ainda em ações e eventos abertos à comunidade no Ocean Talks, um evento de palestras online com oito especialistas convidados, que irão partilhar a sua relação com o mar, os seus projetos e outras histórias ligadas ao oceano; o Workshop “De Corpo e Alga” que, com a ajuda de um biólogo marinho, convida os participantes a recolher algas do mar para saber mais sobre o seu valor nutricional e como podem ser cozinhadas e incluídas na dieta alimentar.

O “Programa Atlantis” termina com uma Exposição na marginal da Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, com fotografias de todas as etapas do projeto, numa galeria ao ar livre.

É com esta iniciativa que a organização espera conseguir inspirar outras comunidades e outras escolas do país, levando cada vez mais participantes a um contacto direto com o mar, ao fomentar de novo a conexão dos jovens com a Natureza.

O ‘Programa Atlantis’ nasceu da Expedição ‘Açores Atlantis 2019’ realizada pela Oceans and Flow, e evoluiu numa proposta educativa para jovens nas Escolas e comunidade onde se inserem.



Envolvendo Comunidades
No mês de maio e de junho, o “Programa Atlantis” vai desenvolver atividades para envolver a comunidade com a iniciativa e dar a conhecer os seus principais objetivos:

Ocean Talks Sesimbra | Cine-teatro João Mota
7 mai.: 15h
Vai ser realizada uma sessão de palestras com oito especialistas convidados de diferentes áreas ligadas ao mar, para partilhar sobre as suas vivências, ligação com o oceano e trabalho desenvolvido.

Eco Ação | Lagoa de Albufeira
5 jun.: 9.30h
Participe na ação de limpeza de praia que vai ser dinamizada na praia da Lagoa de Albufeira, em parceria com as organizações ambientais parceiras, numa iniciativa de sensibilização ambiental para a comunidade escolar.

De Corpo e Alga | Praia de Sesimbra
10 jun.: 10h
Na praia de Sesimbra, um biólogo marinho vai conduzir um workshop sobre a recolha, consumo e valor nutricional das algas na alimentação.

Saiba mais e marque a sua visita, AQUI.