PELA VIDA DE VINCENT VAN GOGH

EO 2020 LisboaExp. TemporáriaA Partir de 28 Fev., 2ª a 5ª, Dom.: 10h-19h, 6ª, Sáb.: 10h-20hM/86€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Da Holanda para Portugal, guie-se por Vincent van Gogh numa viagem única e multissensorial pelos momentos mais importantes da sua vida. Ao imergir nesta exposição da vida de Vincent van Gogh, os alunos vão usar o tacto para, a brincar, interagir, investigar e aprender.

Em Meet Vincent van Gogh os visitantes fazem parte da vida e dos trabalhos mais famosos do pintor. Aqui, pode puxar uma cadeira e sentar-se à mesa com os Comedores de Batata ou subir ao monte de feno, em Arles.

Numa recriação em tamanho real ouça as histórias por trás das obras e toque na tinta da sua palete. Ao longo do trajeto, projeções de tirar o fôlego e um áudio-guia gratuito fornecem informações detalhadas sobre Van Gogh.

Neste percurso expositivo a Teoria da cor, desenho em perspetiva e História de Arte são alguns dos temas destacados para as visitas escolares.

De que forma a obra e a arte de van Gogh se relacionam com princípios científicos gerais? De que forma se aplicam técnicas científicas na investigação da obra artística de van Gogh? São algumas das questões a que os mais novos vão ter resposta.

SEIS GALERIAS INSPIRADAS NA VIDA DE VINCENT VAN GOGH EM EXPOSIÇÃO

INTRODUÇÃO
Através de vídeo e materiais visuais, os visitantes são apresentados à família de Vincent e ao Museu Van Gogh.

CAMPO DE TRIGO
O barulho de um tiro ecoa sobre o campo de trigo do Norte de França onde Vincent disparou sobre si próprio. Uma projecção imersiva transporta os visitantes através de flashbacks dos seus primeiros anos de vida.

ARTISTAS EMERGENTES
Desde a Holanda rural às ruas de Paris, os visitantes poderão sentar-se à mesa do “The Potato Eaters”, ou do Café Tambourin, em Montmartre, vivenciando o início da sua vida artística e as suas lutas na época.

ARLES
Cores, sons e cheiros da paisagem de Provence rodeiam os visitantes para uma experiência interactiva e multissensorial, como se estivessem com Vincent em Arles.

O QUARTO
Os visitantes entram numa recriação em tamanho real do famoso quarto de Van Gogh e podem tirar fotografias sentados, por exemplo, na sua cama.

A CASA AMARELA
A fachada da Casa Amarela, o estúdio de Vincent na Place Lamartine, em Arles, surge, imponente, aos visitantes. No interior, ocorre uma cena dramática com um jogo de sombras e uma instalação artística.

JOGO DE SOMBRAS
Em jogo de sombras, Van Gogh dialoga com Gaugin. Na Casa Amarela, a acesa discussão decorre perante os visitantes, viajando por sentimentos como a esperança e a decepção. Esta é a discussão que marca a separação dos dois amigos.

DOENÇA E CRIATIVIDADE
Os visitantes percorrem os corredores do asilo, explorando a luta de Vincent pela sua recuperação. Através da projecção e do som são conduzidos para St. Remy e, depois, de volta aos campos de trigo, como se a história de Vincent completasse um ciclo.

SUCESSO
Meet Vincent van Gogh termina na “vida” do artista após a morte, demonstrando a enorme fonte de inspiração que ainda é e que se verifica em diferentes vertentes culturais um pouco por todo o mundo. Da moda à arte pop, pelo cinema e pelo teatro, Van Gogh é hoje um dos mais proeminentes artistas de sempre.

Reservas: 924 031 844

Mais informações: Site

Por: UAU