GULBENKIAN PELO ECRÃ MAS COM MUITO PARA ENSINAR

EO 2021 Atividades Lúdicas e PedagógicasOnline0€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A Fundação Calouste Gulbenkian apresenta novos recursos, que contaram com o apoio da Direção-Geral da Educação, destinados a professores e alunos do 1.º ciclo, mas que podem ser também um recurso para os pais explorarem com as crianças.

Estes recursos têm como objetivo explorar a Natureza e o ar livre, nos jardins, parques, quintais ou pátios da escola. Uma oportunidade de explorar a Natureza nos passeios higiénicos com as crianças ou para colocar na agenda dos professores no regresso ao ensino presencial e às escolas.

AULA NO JARDIM… NA ESCOLA
Vídeos self-service e recursos educativos (PDF) — 1.º ciclo
“Aula no jardim... na escola” é uma oferta educativa que convida a pôr em prática uma série de atividades que permitem explorar, de forma lúdica, criativa e descontraída, alguns conteúdos que integram as aprendizagens essenciais do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Estas propostas têm o objetivo de ser postas em prática num espaço exterior: um jardim, um parque, um quintal ou o pátio da escola. Num contexto de ar livre, leva-se o Português, a Matemática e o Estudo do Meio ao encontro da Educação Artística.

A Natureza e os seus elementos tornam-se ferramenta, laboratório e campo de descoberta para o desenvolvimento de competências, despertando os sentidos, a curiosidade e a vontade de aprender.

Nesta versão self-service, propõem-se várias atividades que, além de explicadas e demonstradas através de videotutorias, são complementadas com documentos para download (enunciados para o professor ou adulto acompanhante, que poderão servir de apoio à realização das atividades). Os vídeos têm uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa, tornando-os acessíveis a todos.

Veja AQUI.

BIODIVERSIDADE NO JARDIM: A FAUNA E A FLORA
Recurso para professores e educadores — 1.º ciclo
“Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora” é um conjunto de cinco propostas que convidam à descoberta da vida na Natureza. Tendo como exemplo a biodiversidade do Jardim Gulbenkian, sugerem-se diferentes atividades para o exterior, que se podem realizar num jardim, parque ou no recreio da escola.

Estes desafios de observação e exploração ajudam a apurar os sentidos e convidam a registar, recolher, desenhar, catalogar e desvendar os segredos do mundo natural.

As árvores, os arbustos e outras plantas, os cogumelos, as aves, os mamíferos, os anfíbios, os insetos e muitos outros animais vivem em locais específicos, com hábitos diferentes e relações entre si e o seu habitat.

Veja AQUI.

Fotografia: Rodrigo de Souza;