GULBENKIAN LADO A LADO COM OS PROFESSORES. CONHEÇA OS NOVOS RECURSOS

EO 2021 Atividades Lúdicas e PedagógicasOnline0€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A Fundação Calouste gulbenkian continua a dar cartas na educação e apresenta novos recursos pedagógicos dedicados a professores e educadores do 1.º ciclo ao secundário.

Materiais – como videotutorias, vídeos self-service e guiões – de apoio ao trabalho dos professores, dentro e fora da sala de aula são alguns dos recursos fornecidos pela Fundação para a comunidade escolar.

Aqui, os professores encontram pistas para renovar o repertório de técnicas e materiais em contexto de sala de aula, sugestões para explorar outras abordagens a conteúdos de disciplinas nucleares, bem como contributos para enriquecer as atividades que realizem na Fundação Calouste Gulbenkian.

DO SABER E DO FAZER: MATERIAIS E TÉCNICAS
Recurso educativo para professores — 1º ciclo
Este recurso educativo dá a conhecer as Coleções do Museu Gulbenkian através de uma seleção de obras e de um conjunto de sugestões de atividades de exploração assentes num olhar sobre a técnica e os materiais usados pelos artistas e artesãos na criação das suas peças. Inspirado na visita «A matéria das coisas: observar e experimentar!», este recurso promove sugestões de observação e leitura ou exploração das obras passíveis de serem realizadas em sala de aula, oferecendo ainda dois anexos complementares — um glossário e um guia de apoio à realização das atividades com informação sobre os artistas e obras selecionados.

Veja AQUI.

COLEÇÃO MODERNA: VER, PENSAR, QUESTIONAR
Vídeo self-service para professores e educadores — 3º ciclo, Secundário
Neste breve vídeo, convidamos os professores e os alunos a conhecer a coleção do Centro de Arte Moderna, promovendo uma leitura questionadora sobre o que aconteceu na arte dos últimos anos. Das vanguardas aos nossos dias, este vídeo lança questões, estimula um olhar interrogativo e convida à investigação e ao debate na sala de aula. Estes materiais são complementares e procuram facultar ao professor um conjunto de materiais que lhe permitam continuar a explorar o Centro de Arte Moderna nas suas aulas durante o período de fecho, até março de 2022.

Veja AQUI.

Confira também AQUI outros recursos disponíveis que podem ser uma mais valia para os professores do 1.º ciclo.

Fotografia: Pedro Pina;