DESCOBRIR O BAIRRO OS MUSEUS NA ESCOLA OU NA RUA

EO 2020 CascaisAtividades Para EscolasAté 31 Jan.'21, 3ª a 6ª.M/0Sob Consulta
  • slider

O Bairro dos Museus já preparou a sua programação para os próximos meses e, até janeiro, recebe as escolas e dinamiza atividades que podem ser realizadas à distância. Presencialmente ou online a segurança é sempre garantida.

Num perímetro definido geograficamente, o Bairro dos Museus integra diversos equipamentos culturais EM Cascais que mantêm a sua identidade e representam a memória, a tradição e o património. Nos últimos anos tem dinamizado o programa Cultural e Educativo do Bairro dos Museus ENVOLVE-TE.

O objetivo deste programa é a interação com diversas comunidades – escolares e institucionais, familiares, entre outras – promovendo o enriquecimento de todos, construindo e proporcionando espaços de aprendizagem e produção criativa.

PROGRAMA:

CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

VISITAS SEMI-ORIENTADAS | M/3
Antes da visita presencial, os participantes recebem uma proposta de trabalho para, no momento da visita no museu, explorarem visualmente as obras sugeridas. O grupo é acolhido com uma breve apresentação da exposição seguida de uma visita autónoma.
3ª a 6ª: 10.30h-14.30h
Fazer Guloso |3-9
A proposta convida à construção de figuras inspiradoras, e a coreografar gestos de afeto, vingança e humor.

Estudo para sem título | M/10
A proposta de trabalho convida a desmistificar o antes e o depois de um trabalho final da artista, em que a tentativa e o erro são admitidos. Não é destruir, é fazer. Só fazendo se descobre o que se está a fazer, refere a artista.

O desenho é uma pronúncia | M/15
Pedidos de ajuda, trocadilhos jocosos, escândalos, crises de fecundidade criativa, seduções táteis...histórias vividas no feminino são algumas das razões do fazer voraz da artista que vamos abordar nesta proposta.

VISITAS À MEDIDA | M/12
Os percursos para a inclusão abordam os principais temas e metodologias de trabalho da artista, e das exposições patentes, tendo em conta as necessidades e desejos de cada grupo participante.
3ª a 6ª: 10.30h-16.30h

CENTRO CULTURAL DE CASCAIS

VISITAS SEMI-ORIENTADAS | M/3
O grupo é acolhido com uma breve apresentação da exposição seguida de uma visita autónoma. Munem-se os públicos de informação fundamental para uma exploração livre, sem a presença do mediador cultural, incluindo um mote para observação das obras de arte a ser explorado num desafio, a realizar além das portas do espaço cultural.
3ª a 6ª: 10.30h-14.30h

VISITAS ATELIÊ - ARTE CONTEMPORÂNEA | M/3
Visitas adaptadas a cada faixa etária que privilegiam a expressão plástica em função dos conceitos-chave abordados durante uma curta visita a uma das exposições temporárias ou à exposição permanente da Coleção da Fundação D. Luís I.
3ª a 6ª: 10h-16h

MUSEU DO MAR REI D. CARLOS

O LIVRO DO MAR | M/6
Visite a exposição Oceano Aberto e construa um dicionário ilustrado de palavras do mar. Aprenda palavras novas, algumas estranhas outras não, relacionadas com a exposição e depois construa um livro para mais tarde recordar a viagem pelo mar. O ateliê realiza-se no jardim do museu, estando sujeito às condições
atmosféricas.
3ª a 6ª: 10h, 14h

PARQUES E JARDINS

LABORATÓRIO DE MATERIAIS NATURAIS | M/5
Ateliês de experimentação com elementos da natureza recolhidos nos jardins do Bairro dos Museus, onde podemos explorar diferentes técnicas de expressão artística e integrar a natureza no processo criativo.
3ª a 6ª: 10.30h, 14.30h

DESAFIOS A PARTIR DE CASA

SALTANDO DE PINTURA EM PINTURA | 5-12
A proposta é uma visita virtual à galeria de pintura do Museu Condes de Castro Guimarães onde estão representados retratos, emoções e paisagens. Inspirados pela visita, veja com um novo olhar e perícia para encontrar alguns objetos.
Depois de encontre esses objetos e retrate alguém da família ou pinte um autorretrato.
Enviar: Email

NO FORTE A VIDA ERA ASSIM | M/5
Será que a vida no séc. XVII, nas fortificações era muito diferente da atual? O que é que mudou? Como era, o que comiam, como viviam…
O Avô Tadeu, soldado de outros tempos, tem muito para contar! No final lança um desafio. Enviar uma história em que os autores são um soldado do seculo XVII.
Enviar Email
Obs.: Veja a peça de teatro no canal da Fundação D. Luís I a partir de outubro.

Conheça o programa completo AQUI.

Mais informações: Site