APROVEITAR A ESCOLA SEM COMICHÃO: COMO PROTEGER OS ALUNOS

EO 2021 Saúde | Fonte: Paranix
  • slider

As escolas já voltaram a abrir portas e com novos inimigos esquecem-se os antigos – os que andam nas cabeças e que têm um nível de propagação elevado. Os piolhos continuam por aí e é importante estarem todos informados, crianças e adultos.

Paranix, marca N.º11 em Portugal e na Europa1 em produtos contra piolhos, está numa missão para erradicar os piolhos e ajudar as crianças a aproveitar a escola sem comichão!

Apesar de ser em casa que a maior parte do trabalho de tratamento e prevenção contra os piolhos deve ser feito, a realidade é que o maior meio de propagação são as escolas.

Mesmo inofensivos para o bem-estar físico, os piolhos são uma preocupação em termos de cuidados sociais e de saúde. Podem levar à marginalização das crianças afetadas, muitas vezes estigmatizadas.

Assim, os professores são um vínculo de informação importante tanto para as crianças como para os pais.

PAIS, VAMOS FALAR?
Apesar dos pais estarem atentos às suas crianças, a realidade é que, por vezes, as crianças passam mais tempo na escola com os educadores, do que em casa e com a azáfama do quotidiano alguns sinais passam ao lado dos pais. Por fim, aconselhar a verificar regularmente o couro cabeludo, especialmente durante momentos em que as infestações são mais prováveis (de maio a novembro).

A primeira etapa para combater estes pequenos inimigos dentro das salas de aula é estar alerta ao principal sintoma! Uma comichão intensa. Quando nota este sintoma numa criança é empírico avisar os pais de imediato para que comecem o tratamento o mais cedo possível.

Apesar dos pais estarem atentos às suas crianças, a realidade é que, por vezes, as crianças passam mais tempo na escola com os educadores, do que em casa e com a azáfama do quotidiano alguns sinais passam ao lado dos pais.

O segundo passo é lembrar os encarregados de educação para não confundirem lêndeas com caspa: lembre-se que, ao contrário da segunda, as primeiras agarram-se com firmeza ao cabelo e, para removê-las, deve ser usado um pente próprio passando-o ao longo do cabelo.

Por fim, aconselhar a verificar regularmente o couro cabeludo, especialmente durante momentos em que as infestações são mais prováveis (de maio a novembro).

ACABAR COM O BICHO PAPÃO

Os piolhos têm maior probabilidade de serem transmitidos entre indivíduos da mesma família ou que frequentem a mesma comunidade (creches, escolas, faculdades...).

É importante saber que tanto crianças como adultos podem apanhar piolhos. Na verdade, qualquer pessoa pode apanhar. Não é uma questão de higiene, idade, género ou geografia.

Maioria do contágio é feito através da partilha de chapéus, pentes, toalhas, travesseiros, headphones, e todos os objetos pessoais que tenham estado em contato com cabeças infestadas. Por isso, é importante informar as crianças para os perigos que existem relacionados com a partilha de objetos pessoais.

O contacto direto também pode ser uma realidade. As crianças são distraídas e ao brincar com colegas ou ao se aproximar dos professores podem, de forma inconsciente, contagiar terceiros com piolhos.

Para prevenir qualquer tipo de contágio, o melhor mesmo é educar para o distanciamento social e assim acabar com todos os “bichos maus” que andam por aí.

CABEÇAS LIVRES DE PREOCUPAÇÕES
Paranix apresenta soluções para prevenção, tratamento e desinfestação do ambiente. Partilhe com os pais!

  • Tratar o problema
Champô, Loção e Spray de Tratamento ou Gama de Tratamento Extra Forte

Para que se elimine de vez o problema, é essencial usar produtos adequados. Para tal, Paranix conta com a gama de tratamento, composta pelo champô, pela loção e pelo spray de tratamento que eliminam 100%2 dos piolhos e lêndeas, em apenas um tratamento, sem necessidade de repetir, em apenas 10/15 minutos.

Possui também uma gama de Tratamento Extra Forte com uma dupla ação, já que elimina 100%2 dos piolhos, ao mesmo tempo que protege de reinfestações até 72 horas3. Também disponível nos três formatos - champô, loção ou spray - a gama Extra Forte conta ainda com um tratamento extra rápido de apenas 5 minutos!
  • Desinfestar o ambiente
Spray para Ambiente contra Piolhos

Após a confirmação de uma infestação, é essencial tratar de todos os objetos: lavar toda a roupa e os brinquedos, que possam ir à máquina a 60ºC.

Tudo o que não possa ser lavado, deve ser tratado com Paranix Spray para o Ambiente que é 100%2 eficaz contra piolhos e ajuda a evitar reinfestações, porque os piolhos conseguem sobreviver até três dias nos objetos, fazendo com que muitas crianças se voltem a infestar ainda em casa ou no carro.

Vantagens: pode ser utilizado em sofás e poltronas, encosto de cabeça e cadeiras de bebé, capacetes, acessórios de cabelo, entre outros.
  • Mais vale prevenir do que remediar
Champô de Proteção

Ao usar o Paranix Champô de Proteção vai estar a contribuir para interromper o ciclo de vida dos piolhos e eliminar novos piolhos antes que se consigam reproduzir, impedindo a propagação da infestação.

Vantagens: muito prático, ação 2 em 1 (lava e protege), suave para o couro cabeludo, fragrância agradável.

Spray Repel

A fórmula dermatologicamente testada do Spray Repel protege o couro cabeludo ao criar uma película protetora contra elementos estranhos e que dificulta a adesão dos piolhos ao cabelo. Simples!

Vantagens: mantém o cabelo com um aspeto nutrido e saudável graças à sua composição à base de ingredientes naturais; os seus extratos vegetais e óleos essenciais também têm uma ação nutritiva que facilita o pentear do cabelo.

Nota: os produtos podem ser usados em simultâneo, para uma ação preventiva mais completa.

Mais informações: Site

Com o apoio: Paranix.

Aviso Legal: Este artigo foi escrito com o apoio Paranix. Os produtos de tratamento de Paranix (Champô, Spray e Loção) e tratamento de Paranix Extra Forte (Champô, Spray e Loção) são Dispositivos Médicos para o tratamento da pediculose. Paranix Champô de Proteção é um dispositivo médico utilizado para prevenção da disseminação da pediculose. Apenas para uso externo. Evitar o contacto com os olhos ou as mucosas. Em caso de contacto com os olhos, lavar abundantemente com água. Não usar em caso de alergia a algum dos ingredientes. Manter longe de fontes de ignição e fumo. Paranix Loção de Tratamento e Paranix Spray de Tratamento estão indicados para crianças com mais de 6 meses. Paranix Extra Forte Loção de Tratamento e Paranix Extra Forte Spray de Tratamento estão indicados para crianças com mais de 12 meses. Paranix Champô de Tratamento, Paranix Extra Forte Champô de Tratamento e Paranix Champô de Proteção estão indicados para crianças com mais de 2 anos. Paranix Repel é um produto cosmético. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Paranix Spray para o Ambiente é um produto Biocida. Não usar no couro cabeludo. Utilize os biocidas com cuidado. Leia sempre o rótulo e a informação relativa ao produto antes de o utilizar. Manter fora da vista e do alcance das crianças.
1“Marca #1 em Portugal e na Europa”- Europa: IQVIA Data, Value, MAT DEC 2019; Portugal: IQVIA Data, Mercado: Anti-parasitários capilares, Valor e Volume, Farmácia+Parafarmácia, MAT Maio 2020.
2 "100% de eficácia” – Data On-File para Gama de Tratamento e Gama de Tratamento Extra Forte e Spray para o Ambiente (Brunton E., 2015. Apenas em piolhos).
3A proteção LPF e a atividade pediculicida foi demonstrada ex vivo. A gama Paranix Extra Forte elimina 100% dos piolhos e cerca de 100% das lêndeas. Utilize produto suficiente e penteie cuidadosamente até remover a totalidade das lêndeas. Para assegurar a eliminação bem sucedida dos piolhos e lêndeas, deixar o produto atuar até 10 minutos.