A EVOLUÇÃO DOS TRAJES

EO 2018 LisboaVisita de Estudo3ª a Dom.: 10h-18hM/30€
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Os trajes de época também contam muito sobre a nossa História. Aproveite esta visita para explicar aos alunos, de forma divertida, alguns factos históricos.

As variadas coleções do Museu Nacional do Traje representam essencialmente o traje civil e respetivos acessórios, do século XVIII à atualidade, documentando a evolução das formas de vestir período de tempo e os processos de reprodução do têxtil. Estas coleções representam, sobretudo, o modo de vestir da aristocracia e da alta ou média burguesia.

Quanto ao traje popular, as crianças descobrirão que não sofreu grandes variações de moda e foi sempre transformado e adaptado, não se conhecendo exemplares de épocas muito recuadas. O traje feminino representa o maior núcleo da coleção, associado a todo o tipo de acessórios. Completa-se com a coleção de traje interior, abundante e representativa dos séculos XIX e XX. O traje masculino está também presente, com predominância para as épocas em que a seda e o linho tinham primazia. Uma interessante coleção de traje de criança completa o núcleo do traje civil.

Os mais novos gostarão ainda de descobrir o Parque Botânico do Monteiro-Mor. O jardim é atravessado por uma ribeira que, à entrada, corre a céu aberto e segue depois num troço encanado, datado do séc. XVIII. Após a aquisição pelo Estado, em 1975, procedeu-se à recuperação e adaptação da propriedade a parque botânico, mantendo as suas áreas caraterísticas - jardim, roseiral, pomar, prados, pinhal e horta - e implementando o aumento da diversidade botânica.

Visitas orientadas

Trajes no Paço: Memórias Escondidas | 6-14
Uma viagem no tempo, do séc. XVIII aos nossos dias, através da coleção de traje do Museu. A História, o quotidiano, a cultura e a moda revelados na preciosa descoberta dos mistérios de trajes e acessórios.
Destinatários: 1º ciclo ao 3º ciclo

A minha primeira visita ao Parque Botânico do Monteiro-Mor | 3-5
No corredor das palmeiras, surgem as ideias: o cheiro, as formas, as cores. Da clareira aos lagos e depois voltar, os mais novos vão ver e tocar nos ninhos e questionar. Depois de verem pássaros, peixes, tartarugas, na água, no ar, nas árvores e no chão será que a visita acabou? Não! Na árvore mágica poderão brincar.
Destinatários: Pré-Escolar

Há vida no parque | M/6
Visita de exploração orientada ao parque na perspetiva da sua biodiversidade. A fauna e a flora descobertas ao vivo numa fascinante viagem pelos sons, trilhos, ninhos e pegadas.
Destinatários: 1º ciclo ao ensino secundário

Informações e marcações: Email

Obs.: Não se efetuam visitas guiadas entre as 12.30h e as 15.30h.