JOGOS QUE VÃO FAZER OS MIÚDOS GOSTAREM DE MATEMÁTICA, LEITURA E ESCRITA

EO 2021 Sugestões
  • slider

Nem sempre é fácil fazer co que os miúdos se dediquem ao estudo ou que ganhem gosto por certas disciplinas. Por isso, reunimos alguns jogos que vão despertar o interesse dos mais novos e estimular as suas capacidades, fugindo dos métodos tradicionais de ensino.

Fazer os trabalhos de matemática ou desenvolver o texto de português pode ser uma autêntica dor de cabeça para certas crianças, mesmo com muito esforço e dedicação dos pais. Praticar é o melhor método para aprender, mas como fazê-lo quando as crianças não gostam?

Chame-os para jogar! Joguem, em família, jogos que vão permitir estimular o raciocínio lógico mas também a ganhar o gosto por números e letras e pode ser que assim os trabalhos de casa já não sejam um filme de terror.

MATEMÁTICA
“ALARME!” gritam os jogadores ao mesmo tempo, virando uma carta numerada. A soma de duas cartas ou mais resultam em 10 (ou 12)? O primeiro que acionar o alarme, fica com todas as cartas. O objetivo será ganhar o maior número possível de cartas.

Desafios com as 4 operações básicas da matemática em 540 expressões numéricas.

Estimula emoções, criatividade, raciocínio e habilidades de cálculo, as bases para o desenvolvimento do pensamento lógico e matemático.

Este jogo é composto por 36 adições e subtrações com resultados entre os números 8 e 17 portanto pode ser jogado logo muito cedo (final do 1.º ano).

ESCRITA E LEITURA
Com este jogo, as crianças vão apreender as letras do abecedário, nomeado, recitando ou desenhando cada uma das letras. Além disso, podem consolidar os seus conhecimentos com a ajuda de diferentes ideias de jogo e das variantes evolutivas propostas.

Muitas letras para poder agrupar, sequenciar, escrever palavras e o que a imaginação ditar.

Através de diversos estímulos e instruções, as crianças são convidadas a percorrer um caminho que parte da escrita de palavras soltas, que as conduz à criação de frases simples e as leva à produção de textos mais estruturados.

Aprender e praticar as regras de ortografia. Estão aqui bastantes regras da arte de bem escrever. E são todas, uma a uma, muito fáceis de aprender.

SÓ PRECISA DE PAPEL E CANETA
Em casa também pode criar, facilmente, alguns jogos que vão desenvolver a capacidade de escrita e lógica dos mais novos. Sopa de letras, palavras cruzadas, sudoku, ou até o famoso jogo do STOP vão estimular os pequenos génios.
Bónus para fazer em casa:

Problema:
A tia Ana juntou 80€ para comprar novos eletrodomésticos. A loja do shopping estava com uma boa promoção: uma torradeira, uma varinha mágica, um liquidificador e uma batedeira todos ao mesmo preço. A tia Ana comprou os quatro e no final ainda sobrou 29,80€. Tendo em conta que todos tinham o mesmo valor, quanto custou cada eletrodoméstico.

Siga o esquema:


Com cada um destes grupos de quatro letras constrói cinco palavras: