COVIDA: JOGUE E APRENDA A CONTER OS EFEITOS DA PANDEMIA

EO 2020 Jogos em CasaOnline
  • slider

O Instituto Superior Técnico de Lisboa criou um jogo que pretende sensibilizar a população em geral para o cumprimento de boas práticas de combate ao novo coronavírus. Nesta dinâmica, os mais pequenos vão poder aprender a conter os efeitos da pandemia e a salvar vidas.

Inspirado na realidade que vivemos, atualmente, o COVIDA é um jogo criado pelo GameDev Técnico, um clube de estudantes do Instituto Superior Técnico de Lisboa, que pretende sensibilizar a população em geral para o cumprimento das boas práticas de combate à covid-19.

No jogo, existem duas mensagens que qualquer jogador facilmente retém: por um lado cada um de nós pode contribuir para evitar a propagação do vírus, e por outro lado, o isolamento social não se pode confundir com adormecimento. Só munido destas duas ideias se pode vencer o jogo.

Centrando a dinâmica de jogo no distanciamento e consciência social, o COVIDA desafia o jogador a sobreviver 5 minutos num mundo virtual, evitando ao máximo contrair ou expor outros jogadores ao vírus. Tudo começa dentro da casa, onde o jogador isolado procura satisfazer as suas necessidades básicas, nomeadamente gerindo a sua energia e bem-estar mental. Para tal, o jogador tem que ser capaz de tomar decisões que o podem proteger ou expor ao vírus. Se simplesmente nos acomodarmos em casa, morremos de fome e de tédio.

Por outro lado, se sairmos de casa para ir ao supermercado para comprar bens essenciais, ou para socializar com outros jogadores, e não cumprirmos o devido distanciamento social temos grandes probabilidades de nem conseguir sobreviver 2 minutos.  Ainda assim, o jogo permite reduzir este risco através de simples ações, tais como levar bens essenciais a outros jogadores ou evitar sobrelotar o hospital.

Outros dos aspetos que não é esquecido no COVIDA- e que é muito importante na luta contra a pandemia- é a capacidade que cada um detém de salvaguardar o outro. Deste modo, se o jogador se aproximar demasiado de outros jogadores, corre o risco de os contagiar. Perante este risco, o jogador pode deslocar-se ao hospital para realizar um teste, onde poderá recuperar em isolamento se estiver infetado.

Atualmente, poderá jogar apenas em browsers de computadores fixos e portáteis, mas em breve estará disponível em dispositivos móveis.

Comece a jogar aqui.