BRINCAR SEM ECRÃS: JOGOS PARA TODA A FAMÍLIA

EO 2020 Jogos em Casa
  • slider

Se tem crianças em casa, não deixe de dar uma lista de olhos nesta lista de sugestões. São brincadeiras divertidas, variadas, para todos os gostos e feitios… e não implicam tecnologias e ecrãs!

Perante o cenário atual, é normal que lhe tenham passado pela cabeça uma grande quantidade de perguntas: “Quanto tempo vamos ficar fechados em casa?”, “Que vamos fazer com as crianças durante estes dias?”, “Como vamos conseguir que passem um bom bocado?”.

Veja esta lista de sugestões com brincadeiras divertidas e animadas onde todos podem participar… menos os ecrãs!

Para Jogar em Família

- Caça ao Tesouro: Neste jogo, só tem de esconder um objeto num local específico e desenhar num papel um plano da casa. Depois, através de pistas e enigmas, as crianças vão ter de adivinhar onde está o tesouro que foi escondido.

- Adivinha em quem estou a pensar:
Um jogador pensa numa personagem ou pessoa e os restantes têm de tentar adivinhar de quem se trata através de perguntas de sim ou não.

- Palavras em cadeia: Um clássico dos acampamentos e viagens de carro em família que pode também jogar em casa. Por exemplo: “Caracol – colar – laranja- jardim…” E assim sucessivamente. Perde quem não conseguir continuar e romper a cadeia!

- Trocar números por palavras: Os jogadores vão contando até 10. Por exemplo, se há dois jogadores, o primeiro jogador conta “um”, o segundo “dois, o primeiro “três” e assim sucessivamente. O jogador que chegar ao número “dez” substitui um dos números por uma palavra, e recomeçam. Por exemplo se o número “dois” foi substituído pela palavra “gato”, o primeiro jogador conta “um”, o segundo “gato”, o primeiro “três” … E assim até chegar ao dez.

- A árvore da família: Neste jogo, os mais velhos da família desenham uma árvore com todos os membros, explicando aos mais novos quem faz parte da família, de geração em geração e contando algumas histórias. É sempre uma boa desculpa para ir resgatar álbuns de fotografias antigos.

- Continuar a história: O primeiro jogador escreve uma frase, passa a folha ao jogador seguinte que tem de continuar a história e assim sucessivamente até alguém escrever “e foram felizes para sempre”.

- O Jogo do Stop: Outro clássico que é sempre uma boa opção. Todos os jogadores escrevem as mesmas categorias numa folha e ganha quem for o mais rápido a escrever palavras de cada categoria com a letra correspondente.

- O que mudou? Um dos jogadores sai do quarto, os restantes mudam algum objeto de sítio e quando voltar a entrar, o jogador tem de adivinhar o que é que mudou.

- Teatros de sombras: Recortar figuras em cartolina e colá-las em pauzinhos. Depois é só ir buscar a lanterna e deixar que a magia aconteça.

- Jogar à estátua mais bonita: Um dos jogadores anuncia: “À meia noite quero ver a estátua mais bonita de...um malabarista”. Ganha o jogador que fizer a melhor representação. E assim sucessivamente.

- Fazer uma coreografia: Escolham a música do momento e inventem entre todos uma coreografia divertida.

- O Telefone estragado: Um dos jogadores pensa numa frase estranha e diz ao ouvido do jogador da direita, o mais rápido que conseguir… A frase vai passando de jogador em jogador. Qual é a frase que o último jogador recebeu?

Fonte: El País