ECOA CIRCULAR: PLATAFORMA DE VENDA DE ROUPAS E ACESSÓRIOS EM SEGUNDA MÃO

EO 2020 Loja Online
  • slider

ECOA Circular, a mais recente plataforma de venda de roupas e acessórios usados em Portugal, pretende promover o consumo consciente através de uma moda mais inclusiva, democrática e circular, conectando pessoas e marcas que queiram e/ou necessitem de vender e comprar peças em segunda mão.

Este novo projeto pretende consciencializar o maior número de pessoas possível sobre o quão desenfreado é o consumo, sobre como as grandes cadeias de fast fashion e a facilidade de acesso não apenas fortalecem a 2.ª indústria mais poluente do mundo como contribuem para o desperdício e para a precarização do trabalho. Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), os portugueses deitam fora 200 mil toneladas de roupa por ano.

Aline Gimenez é o nome à frente da ECOA, a plataforma pretende aumentar o tempo de vida útil das peças e incentivar as noções de comunidade, transparência, ética e solidariedade.

Segundo a empreendedora é um projeto em gestação há vários anos e que agora encontrou o seu momento para nascer. “Em 2010, tive a experiência de viver na Nova Zelândia e foi aí que comecei a ter um olhar mais atento ao meio ambiente. Desde então, a sustentabilidade está presente no meu estilo de vida”, diz.

Aliando o urgente ao necessário, a ECOA traz também a possibilidade de uma fonte de rendimento extra a quem vende as roupas e acessórios que não usa. Para isso, oferece um serviço que inclui desde a recolha de peças à sua seleção, fotografia, publicação, venda e entrega.

O projeto dispõe de um site através do qual pode registar e agendar a sua recolha.