"O LIVRO DA VISÃO" E OUTRAS LEITURAS RECOMENDADAS

EO 2021 Sugestões | 20|20 Editora
  • slider

O Dia Mundial da Visão assinala-se a 14 de outubro. Para comemorar a data, nada melhor do que explorar o “O Livro da Visão”, da Booksmile, escrito pela médica oftalmologista Cláudia Bacalhau. Esta leitura integra outras tantas da Coleção Educação para a Saúde.

O excesso de utilização de ecrãs veio tornar mais urgente a atenção com a saúde visual das crianças e jovens. Lançado em maio deste ano, “O Livro da Visão” apresenta textos simples e rigorosos sobre os cuidados a ter com os olhos, a consulta de oftalmologia, o uso de óculos, entre outras informações úteis e curiosidades que vão despertar a atenção dos mais novos.

O livro ajuda pais e educadores a responderem a todas as perguntas e receios das crianças sobre o tema, e é recomendado pelo Presidente do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos.

Algumas informações e cuidados importantes

Tempo máximo aconselhável de exposição a monitores (recomendação da OMS):

•  Abaixo de 1 ano e meio de idade as crianças não devem ser expostas a monitores;

•  Até aos 2 anos os monitores podem começar a ser «apresentados» por curtos períodos de tempo;

•  Entre os 3 e os 5 anos, o máximo de 1 hora por dia;

•  A partir dos 6 anos, não exceder as 2 horas por dia.

Como proteger os olhos do sol:
• Evitar a exposição solar nos períodos de maior calor;
• Usar um chapéu que faça sombra sobre o rosto;
• Usar óculos de sol com filtro ultravioleta a 100%.

O livro faz parte da coleção Educação para a Saúde
Trata-se de uma coleção especialmente concebida para crianças, mas também com informações úteis para pais e educadores, que ajudam na abordagem de temas complexos de forma simples, mas rigorosa e completa. Além d’ O Livro da Visão a coleção integra mais sete títulos sobre diferentes aspetos relacionados com a saúde. Os autores são especialistas das respetivas áreas. Todos os títulos são recomendados como leitura para famílias.

A Morte Explicada aos Mais Novos
Manuel Mendes Silva
Escrito com grande sensibilidade, este livro procura ajudar as crianças, e também os pais e educadores, a lidar com o turbilhão de dúvidas e emoções associados à perda de um ente querido. O que acontece ao corpo depois da morte? Onde existimos antes de nascer e depois de morrer? O que se passa no velório? A alma existe? A dor e o sofrimento vão desaparecer?

O Livro do Cérebro
Patrícia Correia e Ana Rita Fonseca
Escrito por duas neurocientistas, este é o livro perfeito para as crianças aprenderem muitas curiosidades e factos fascinantes sobre um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

São Gémeos!
Rita Moura de Oliveira
Com ilustrações coloridas e divertidas, curiosidades e factos interessantes, este livro explica tudo sobre os gémeos: como se formam, a diferença entre gémeos fraternos e idênticos, o dia a dia desafiante, e muito mais.

Hoje É Dia de Consulta
Maria do Céu Machado
É importante irmos ao médico, mesmo se não estivermos doentes, para sabermos se está tudo bem connosco. E às vezes, se estamos mesmo mal, temos de ir ao hospital. Pode ser assustador entrar num sítio tão grande e precisarmos de fazer exames em aparelhos esquisitos. Este livro ajuda a que as crianças se sentiam mais confiantes na próxima ida ao médico.

Porque Bate o Coração?
João Paisana Lopes
Da autoria de um médico cardiologista, este é um livro pedagógico que ensina as crianças (e os pais) a manterem o seu coração saudável, e explica de que forma o coração desempenha um papel fundamental na nossa vida.

A Sexualidade Explicada aos mais Novos
Manuel Mendes Silva
Vamos descobrir e compreender melhor como funciona o corpo humano e as alterações próprias do crescimento. Com ilustrações divertidas, nunca foi tão fácil responder às «perguntas difíceis».

O Livro dos Dentes
Hugo Madeira
É muito importante conhecermos os nossos dentes. Afinal, usamo-los todos os dias. Acompanhando o dia a dia do João, vamos aprender mais sobre os diferentes tipos de dentes e a sua constituição, os cuidados para os proteger e limpar, os alimentos que os prejudicam e muitas mais curiosidades. Um manual essencial, com o rigor do texto do médico dentista Hugo Madeira e as ilustrações fantásticas que o acompanham.

Sugestões: Booksmile