QUER SABER QUAIS SÃO OS 12 LIVROS DO ANO?

EO 2021 Sugestões | Booksmile, Fábula e Lilliput
  • slider

O ano está a acabar: é tempo de balanços e de planos para o futuro! Para o facilitar no capítulo das leituras, juntamos um best off dos títulos da Booksmile, da Fábula e da Lilliput de 2021. O melhor de tudo é que se não conseguiu ler ou dar a ler estas 12 sugestões de livros, pode sempre colocar na lista de coisas a fazer em 2022!

De álbuns ilustrados a novelas gráficas, de autores premiados a novas vozes da literatura infantojuvenil, de textos poéticos a narrativas sobre conhecimento e ciência, esta seleção convida a viajar pela aventura de aprender, crescer e sonhar através dos livros.

A Aranha Antonieta e o 1, 2, 3 | M/4

De bicicleta e com uma mala mágica cheia de surpresas, a Antonieta vai em busca dos números do 1 ao 10. Vem com ela aprender o 1, 2, 3, conhecer pessoas e animais muito engraçados, e escapar com pinta a todos os perigos que estão à espreita.

Se Algum Dia Vieres à Terra | M/4

Inspirada pelos milhares de crianças que conheceu nas suas viagens à volta do mundo para apoiar a UNICEF e a ONG Save the Children, a autora criou um magnífico guia do nosso planeta. Um apelo a que cuidemos não só da Terra, mas também uns dos outros.

Ser Pequeno na Cidade | M/5


Esta é uma história comovente, escrita e ilustrada por Sydney Smith em tom melancólico, sobre o desamparo de estar só e o conforto de ter alguém à nossa espera. Um livro multipremiado e aclamado pela crítica.

Se o Mundo Inteiro Fosse Feito de Memórias | M/5


Neste livro, o texto poético e as ilustrações luminosas combinam-se numa história que celebra a vida e o poder das recordações para oferecer conforto quando perdemos alguém. Uma menina recorda o seu avô através dos muitos momentos felizes que viveram juntos.

A Árvore Em Mim | M/5


Um retrato luminoso e poético da força que há dentro de cada um de nós e da nossa ligação ao mundo natural, através da bela metáfora daquilo que as pessoas e as árvores têm em comum: raízes, seiva, ramos e rebentos.

Leo e o Polvo | M/6

Uma história sonhadora e delicada acerca de um menino com Síndrome de Asperger, considerada uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), que nos mostra a ligação especial que ele constrói com uma das criaturas mais incríveis do planeta.

Eu falo como um Rio | M/6


Baseado na sua experiência, o poeta Jordan Scott descreve a história de um menino que gagueja. Sydney Smith ilustrou este texto intimista, que aborda as emoções complexas e aponta pistas para a superação.

Quem Sou Eu? | M/6


Do mesmo autor de Como Aqui Chegámos, já no PNL, este livro, escrito de forma clara e rigorosa, ajuda a trabalhar questões tão atuais como o racismo e a identidade de género. Será que sou o meu corpo ou a minha cor de pele? Será que sou o que penso? Quem sou eu?

Onde Moram os Teus Macaquinhos? | M/6

Andas a apanhar bonés ou preferes enfiar a carapuça? Como é que a vaca tosse se o cavalinho é que estava à chuva? Pois bem, nem sempre aquilo que dizemos é aquilo que queremos MESMO dizer. Neste livro vais aprender o que são expressões idiomáticas!

O Mundo Fantástico da Arte Através dos Tempos | M/7

Com textos do jornalista Luís Ricardo Duarte e ilustrações de Sara Paz, este livro propõe uma viagem pelo mundo da arte, desvendando os segredos de algumas das obras artísticas mais famosas do mundo.

Ana dos Cabelos Ruivos: Novela Gráfica | M/11

Esta adaptação torna acessível o clássico de L.M. Montgomery, num estilo moderno e, ao mesmo tempo, fiel à época da narrativa. Uma história cheia de pureza e valores universais que promove a coragem, a bondade, a alegria, a superação e a resiliência.

Olha Para os Dois Lados | M/13

Notável romance de Jason Reynolds, embaixador norte-americano para a literatura juvenil, composto por dez histórias interligadas de jovens no caminho da escola para casa. Obra vencedora da Medalha CILIP Carnegie e finalista do National Book Award, entre outros prémios e distinções. «Jason Reynolds capta a beleza e as mágoas do início da adolescência.»


Veja mais sugestões no site.