O POLVO E OUTROS CONTOS

EO 2021 Livro | Autora: Maria do Rosário Freixo
  • slider

O ponto de partida para estas páginas de fruição, editadas pela Flamingo, centra-se na história de uma menina que trava uma amizade improvável com um polvo...

A partir de uma ligação pouco provável com um polvo, que se estende a um relacionamento com uma variedade enorme de animais, a protagonista do conto desenvolve um comportamento crescentemente irracional, criando uma série de peripécias que têm necessariamente um desfecho. No final do conto, a ordem e racionalidade são repostas.

Ora vejamos: de um polvo encontrado na praia a um periquito, uma iguana, um camaleão, até porquinhos-da-índia instalados na casa da avó, a personagem principal apenas percebe a estranheza das suas atitudes aquando do pânico da avó (que chegou a fazer um "casaquinho" para o polvo), com a saída da sua casa de uma amiga apavorada com tal cenário dantesco.

«Olhei para a minha avó e compreendi que era o fim: insistir naquele caminho seria conduzi-la à loucura. No dia seguinte, levei os animais de volta para a loja de animais. Todos menos o polvo. Esse foi levado para a praia, onde o depositámos numa manhã solarenga de junho.»

A mesma lógica de pensamento aplica-se às histórias "Presidente da República" e "A ceia de Natal" com finais inesperados e inusitados, que desviam o leitor da mesmidade/lugar comum a que poderia ser induzido no início do enredo.

AO ESTILO DE HEMINGWAY

Ernest Hemingway uma vez afirmou: “Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança”.

Estes contos procuram obedecer aos requisitos que Hemingway colocava nos textos literários, pois possuem o insólito e o estranho como ponto de partida para o desenrolar da ação. O invulgar percorre estes contos destinados a crianças, mas que podem ser lidos por pessoas de qualquer idade.

SOBRE A AUTORA
A autora nasceu em Lisboa. Estudou química, que também ensinou. Tem uma filha e reside atualmente em Oeiras.