LIVROS DE TODAS AS CORES

EO 2022 Sugestões | Booksmile, Fábula, Lilliput, Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta
  • slider

Nas próximas linhas, conte com uma impressionante seleção de livros para assinalar o Mês da História Negra, data originária dos Estados Unidos da América, e o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, que se comemora a 21 de março.

Estão disponíveis títulos de não-ficção, que abordam as nossas origens e identidade, álbuns para pensar sobre diversidade desde a mais tenra infância, romances juvenis premiados, coleções de biografias e compêndios de ativistas que fizeram ouvir a sua voz e mudaram o mundo para sempre.

Quem sou eu? | M/6
Um livro que questiona as crianças sobre quem elas são: será que são o seu corpo? Ou a sua cor de pele? Será que são o quem pensam? O que faz delas quem são? Esta grande exploração levá-las-á a descobrir o que as define de verdade. As ilustrações coloridas, divertidas e muito rigorosas deste livro vão conquistar os mais novos, explicando conceitos que são abordados na escola.

Um livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido. Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet.

Este livro é uma celebração da beleza do arco-íris. Através de cada uma das suas cores, realça a importância de olharmos para as pequenas coisas do nosso dia a dia que nos fazem tão felizes.

Ghost | M/13
Ao longo do livro é Ghost quem nos conta a sua história, que nos revela a importância do desporto, da amizade e da capacidade de sacrifício para se superar na pista e fora dela. No final fica uma mensagem muito importante: "Nunca deixes que alguém faça pouco da tua vida ou dos teus sonhos".

Patina | M/13
A Patty é muito diferente das suas colegas do colégio privado. Não vive com os pais, mas com os tios, cuida da irmã mais nova, e faz parte de uma equipa de atletismo. Nos vários papéis, ela procura estar sempre à altura das exigências. Participar em corridas de estafetas vai levá-la a amadurecer ainda mais depressa. Segundo título da série em que cada volume tem como protagonista um elemento de uma equipa de atletismo. A superação através do desporto, da amizade e do espírito de equipa está presente em todas as histórias.

São 10 caminhos percorridos no mesmo dia. São 10 adolescentes que saem da mesma escola. Um livro inesquecível de um autor multipremiado que nos prende e questiona: "Como vais mudar o mundo?". Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho.


A persistência e a coragem de Nelson Mandela são uma inspiração para todos. O seu percurso foi marcado pela luta e esperança de tornar a África do Sul um país livre. Um livro para descobrir quem foi Nelson Mandela.

Tal como o arco-íris, a nossa pele tem cores distintas, mas isso não nos torna melhores ou piores, apenas diferentes. Um livro que encoraja os mais novos a tratarem todos os seres humanos com o mesmo respeito e compaixão, e que constitui uma ferramenta crucial para conversar sobre racismo desde a primeira infância.

Um dia, um amigo convidou Martin para brincar em sua casa. Martin ficou chocado quando a mãe do menino não o deixou entrar porque ele era negro.

As cores eram todas especiais à sua maneira e viviam todas em harmonia... Até ao dia em que um Vermelho resolveu dizer «Os Vermelhos são os maiores!» e desencadeou um grande alvoroço. Quando as cores decidem separar-se, haverá alguma coisa que possa fazê-las mudar de ideias? Um livro inspirador sobre a cor, a tolerância e a aceitação da diferença.

Numa época em que o maior movimento de protestos antirracistas #BlackLivesMatter continua na ordem do dia, nada mais urgente do que celebrar alguns dos grandes nomes da História e da cultura negras que fizeram e fazem a diferença. De Martin Luther King a Marielle Franco, de Cesária Évora a Barack Obama, este livro inclui mais de 50 histórias biográficas de pessoas excecionais e pioneiras — algumas, icónicas, outras, menos conhecidas — que levantaram questões, ultrapassaram barreiras, abriram caminhos, superaram expectativas e inspiraram gerações.

Neste volume da coleção "Raparigas Rebeldes", leem-se histórias de cem mulheres negras incríveis que tentaram tornar o mundo melhor para si e para as pessoas à sua volta. Escrito e ilustrado inteiramente por mulheres ou pessoas não binárias negras, este volume inclui nomes atuais, como a poeta Amanda Gorman, mas também figuras históricas, como a jornalista Ida B. Wells ou a cantora Aretha Franklin. Com prefácio de CaShawn Thompson, criadora do movimento #blackgirlmagic.

Veja mais sugestões:

Penguin Random House
Grupo Editorial