GUIA DE CABECEIRA PARA PAIS DESESPERADOS

EO 2021 Livro | Autora: Bárbara Ramos Dias
slider

Este é um salvo-conduto para o dia a dia de famílias com crianças, anti cabelos em pé. Um livro que apresenta nove formas de educar, ajustadas a cada um dos nove tipos de personalidades das crianças. Da autoria da psicóloga Bárbara Ramos Dias, que nos fala na primeira pessoa sobre a experiência.

"Guia de cabeceira para pais desesperados" é um guia inovador, da psicóloga Bárbara Ramos Dias, mãe de três doces pestinhas, em que pode encontrar respostas para identificar o tipo de personalidade do seu filho segundo o eneagrama, um teste que une a matemática à psicologia.

Será o seu filho do tipo romântico, competitivo ou talvez seja um entusiasta, um observador, um perfecionista ou um confrontador? Para cada perfil vai encontrar dicas práticas para melhor lidar com o seu filho. Um livro pragmático, uma ferramenta fundamental para pais, educadores, professores e cuidadores, que é apresentado pela autora, numa pequena entrevista realizada pela Estrelas & Ouriços.

EO (Estrelas & Ouriços): Como surgiu a inspiração para este livro e baseada em que necessidade(s)?

BRD (Bárbara Ramos Dias): A inspiração, surgiu por ser mãe de três doces pestinhas, por ter uma grande proximidade com as minhas sobrinhas, aliado às dúvidas que pais e filhos me têm apresentado ao longo dos 20 anos de carreira.

As dúvidas que pais e filhos me têm apresentado ao longo dos 20 anos, relacionam-se muito com o relacionamento e forma de comunicar com as crianças e adolescentes. Como trabalho com Eneagrama (estudo de personalidade) há muitos anos, tinha bastante material, casos práticos e até testemunhos que poderia utilizar para ajudar outras famílias a melhorarem o seu relacionamento, bem como a comunicação, traduzindo-se em maior harmonia familiar, em vez de gritos todos os finais de tarde e fins de semana. Os pais queixam-se de que os filhos não fazem nada, os filhos queixam-se que os pais só sabem gritar e que já não aguentam o barulho na cabeça, referem que chega a fazer eco.

Assim, surgiu este Guia, que vai ajudar pais, educadores e professores a conseguirem perceber melhor a personalidade das suas crianças e adolescentes. O leitor vai encontrar o teste de personalidade, que é apenas o início do processo de autoconhecimento, dicas para lidar com cada tipo de personalidade (família, escola, etc.), frases comuns usadas pelos diferentes tipos de personalidade, e ainda casos práticos ilustrativos de cada tipo de personalidade. Neste livro, decidi dar também o meu exemplo e dos meus filhos, para que se compreenda melhor.

O leitor vai encontrar o teste de personalidade, que é apenas o início do processo de autoconhecimento, dicas para lidar com cada tipo de personalidade (família, escola, etc), frases comuns usadas pelos diferentes tipos de personalidade, e ainda casos práticos ilustrativos de cada tipo de personalidade. Neste Livro decidi dar também o meu exemplo e dos meus filhos, para que se compreenda melhor.

EO: Que tipo de personalidades existem? Pode dar exemplos de pelo menos três das nove?

BRD: O eneagrama estuda a personalidade, dividindo sujeitos em nove tipologias: perfeccionista, prestativo, competitivo, romântico, observador, questionador, entusiasta, controlador e harmonioso.

Vamos pensar nos estudos. A forma de motivar para estudar, por exemplo, um menino do tipo 7 (entusiasta), onde a motivação principal é o prazer, é diferente do tipo 2 (prestativo), onde a motivação é o sentir-se reconhecido.

Por outro lado, se um adolescente tipo 8 (confrontador), te pede para sair à noite e tu não deixas, a reação vai ser diferente da do tipo 9 (harmonioso), eu só quero paz e harmonia e evitar conflitos. O mesmo acontece com regras, limites, castigos e rotinas.

“Cada um tem as suas motivações e medos”.

Motivação de cada Tipo:

Tipo 1 – Ser perfeito, ter tudo arrumado e organizado;
Tipo 2 – Ser reconhecida pelo que é, sentir-se importante para as pessoas que ama;
Tipo 3 – Ser reconhecido por tudo o que faz, ser competitivo, ser o melhor em tudo;
Tipo 4 – Sentir-se o mais amado, o especial;
Tipo 5 – Saber e conhecer sempre mais;
Tipo 6 – Sentir segurança;
Tipo 7 – Ter prazer no que faz;
Tipo 8 - Ter tudo sob controlo, ser o mais forte;
Tipo 9 – Ter paz e harmonia e evitar conflito;

Medo de cada Tipo
Tipo 1 – Medo de errar;
Tipo 2 – Medo de perder o outro;
Tipo 3 – Medo de não ser o melhor, reconhecido pelo que faz;
Tipo 4 – Medo de ser abandonado;
Tipo 5 – Medo de não saber o suficiente;
Tipo 6 – Medo de se sentir inseguro, medo do medo, medo de tudo;
Tipo 7 – Medo de sentir dor;
Tipo 8 – Medo de ser atacado;
Tipo 9 – Medo do confronto/conflito;

EO: Em que influencia, ou melhora o dia a dia, a identificação do tipo de personalidade dos nossos filhos?

BRD: Se nós compreendermos o que os nossos filhos sentem, pensam, quais os seus talentos, quais as suas dificuldades, conseguimos colocar-nos no lugar deles, empatizar mais facilmente e perceber como melhor lidar e agir de forma positiva, pelo incentivo, pela positividade, em vez de pelos gritos e castigos. Assim, conseguimos dias mais calmos, em harmonia, com uma melhor comunicação e melhor relacionamento.

EO: O teste da personalidade, segundo o eneagrama que une a matemática à psicologia, é infalível?

BRD: É apenas o início do estudo da personalidade, não o fim. É uma ferramenta, muito útil, milenar e que nos ajuda a compreender a nós próprios, bem como aos outros de forma mais aprofundada. Nada é infalível, até porque estamos a falar de crianças e adolescentes em desenvolvimento. É um estudo contínuo, isto é só o início. É uma ferramenta de autoidentificação.

Com este Guia os pais, professores e educadores irão ter dicas para melhor se relacionarem.

EO: Este livro vai facilitar o processo de educação das crianças ou aprimorar?

BRD: Este é um guia para ajudar os pais, professores e educadores a valorizarem mais os talentos e desvalorizarem birras e maus comportamentos. Assim, vai facilitar o processo de educação, mas também aprimorar.

Trata-se de uma ajuda, que irá influenciar os comportamentos das crianças e adolescentes, porque se os pais mudarem a sua atitude, se se conseguirem colocar no seu lugar do filho, percebendo melhor a sua personalidade, o comportamento da criança muda também como espelho.

EO: As famílias devem apostar neste livro para deixarem de estar com os “cabelos em pé”?

BRD: Sim, sem dúvida, vão ganhar dicas através de exercícios e casos práticos, para adquirirem uma maior força, energia positiva, vontade de mudar, harmonia, maior compreensão do outro, saber colocar no lugar dos filhos, mas principalmente ter dicas e “truques” para um melhor relacionamento, com fins de tarde em paz, em vez de desespero e gritos.

Lembro, os miúdos são o nosso espelho, se nós mudarmos o nosso comportamento, eles também irão mudar.

Amor + Regras firmes + Alegria = Paz e harmonia.


EO: Por que razão devem os pais ter este “guia de cabeceira”?

BRD: As famílias que apostarem na leitura deste guia vão conseguir lidar com os seus adolescentes e crianças de forma mais positiva, ou seja, pela valorização dos talentos e com incentivos, em vez das habituais críticas e castigos. Assim, deixam de ter discussões constantes, porque há maior compreensão de ambas as partes.

Assim, sejam mais felizes, saboreiem mais os talentos dos vossos filhos, do que critiquem os chamados “defeitos”, pois eles aprendem o que ouvem. Se ouvirem todos os dias que não fazem nada, será isso que irão aprender. Mas se pelo contrário ouvirem “orgulho-me muito do teu esforço”, acreditem que eles vão passar a comportar-se de forma diferente. Não gostam do que recebem dos filhos, observem o que lhes estão a dar.

Mas, sem culpa, a vida é uma constante aprendizagem, e todos nós fazemos sempre o melhor que sabemos, a cada dia melhor, hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje.

Pode adquirir o seu aqui: Wook | Fnac | Grupo Presença | Almedina

Editor: Manuscrito Editora

Pub
Pub