GUERRA: 13 LIVROS QUE AJUDAM A LIDAR COM DÚVIDAS E RECEIOS

EO 2022 Sugestões | Booksmile, Fábula, Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta
  • slider

Como explicar aos mais pequenos a atual situação que a Europa atravessa? Em plena Semana da Leitura, conheça 13 títulos que ajudam a abordar o tema.

"Porque existe guerra? A quem serve? Quando acaba? Para onde vão todos os refugiados?" Numa altura que se debatem ainda com uma pandemia, as crianças confrontam-se, agora, com uma nova fonte de medo e ansiedade.

Neste sentido, os livros podem ser uma preciosa ferramenta para lidar com as dúvidas, perguntas e receios. Ler em família é sempre uma boa solução, ainda mais nos dias que se seguem e que assinalam a Semana da Leitura (de 7 a 11 de março).

Notável obra de estreia, inspirada em histórias verdadeiras de pessoas que a autora conheceu em campos de refugiados. A importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido. Vencedor dos prémios Blue Peter e Waterstones para Melhor Livro Infantil.

A Viagem | M/6
Como será deixar tudo para trás e percorrer quilómetros e quilómetros rumo a um destino longínquo e estranho? Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra. Uma viagem carregada de medo do desconhecido, mas também de muita esperança. Uma autora com uma escrita sensível e ilustrações bonitas e sofisticadas. Aborda com sensibilidade a questão da guerra.

Quando uma menina muda de país e entra para uma escola nova, o seu medo tenta convencê-la a ficar sozinha e assustada. Como pode ela fazer amigos, se não entende o que as pessoas dizem? De certeza que mais ninguém se sente assim?

Há épocas e acontecimentos que não podem ser esquecidos. O aclamado e multipremiado escritor britânico é autor de uma série essencial sobre a vida de Felix, um órfão judeu durante a II Guerra Mundial.

Pax | M/12
O Peter e o Pax são inseparáveis. Desde que o Peter resgatou o pequeno raposinho, os dois tornaram-se parte um do outro, vivendo grandes aventuras e momentos inesquecíveis. Mas o inimaginável acontece: o pai do Peter parte para a frente de combate, o rapaz tem de ir viver com o avô e, contra a vontade do Peter, o Pax é «libertado» na floresta. Uma narrativa maravilhosa e mágica sobre as verdades essenciais que nos definem.

Publicado originalmente há 50 anos, este clássico da literatura infantojuvenil conta uma história inspirada na vida da própria autora, Judith Kerr (1923-2019), e na fuga da sua família ao nazismo, na Segunda Guerra Mundial. No dia 12 de março, a RTP 2 exibe uma adaptação desta obra às 15 horas.

O muro no meio do livro é, supostamente, para proteger um lado do livro do outro lado. Supostamente. Uma metáfora com uma clara mensagem política sobre a divisão das nações e a construção de muros. Uma história simples e inteligente, com ilustrações fabulosas que provoca a discussão de temas fundamentais.

Contada através da perspetiva do jovem Ernst, esta é a história trágica, mas verdadeira, da sua breve vida e da sua luta pela verdade e pela liberdade. Um relato de coragem e amizade no cenário desesperante de guerra e ódio que varreu a Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja mais sugestões:

Penguin Random House
Grupo Editorial