AUDIOLIVRO – OS SUPERPODERES DA JÚLIA

EO 2021 Livro | Liga Portuguesa Contra o Cancro
  • slider

“Os superpoderes da Júlia” é um audiolivro infantil da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o apoio da MSD (Merck Sharp & Dohme), que partilha a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor.

Em Portugal, são diagnosticados cerca de 60 000 novos casos de cancro todos os anos, uma realidade que afeta milhares de famílias e cujo impacto emocional gera diferentes reações ao longo do processo de tratamento que, por vezes, leva a desequilíbrios nas dinâmicas familiares.

“Este livro é uma ferramenta essencial para minimizar uma das principais dificuldades sentidas pelas famílias com cancro, e que passa pela questão da comunicação. Através dele, a família pode facilmente introduzir o tema “cancro” e explicar de forma simples e adequada, o que é o cancro e as suas implicações. Poderá ser ainda um recurso útil na atuação dos profissionais de saúde em oncologia, além de um importante instrumento de literacia para a saúde, ao serviço das escolas e de todos os professores”, refere Sónia Silva, responsável pela área de Psico-Oncologia da LPCC do Núcleo Regional do Centro.

Os recursos e a informação disponível para ajudar os adultos a preparar emocionalmente uma criança para a situação de cancro num familiar direto são escassos. A decisão de contar ou não contar à criança a realidade da doença, como explicar o que é o cancro, como preparar a criança para lidar com as alterações físicas, emocionais e comportamentais do doente, nomeadamente nas pequenas tarefas do dia a dia, são desafios adicionais para quem vive com o diagnóstico de cancro.

“Os superpoderes da Júlia” é um audiolivro infantil, que partilha a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador, que enfrentam o cancro com amor. A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro – vai ficar mais cansado, terá de ir ao hospital fazer tratamentos e o seu cabelo vai acabar por cair. Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar e ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus superpoderes.

O audiolivro está disponível no site da LPCC.