RIR FAZ BEM! 6 CURIOSIDADES SOBRE O RISO QUE VAI QUERER CONHECER

EO 2022 Dia Internacional do Riso
  • slider

A 18 de janeiro celebrou-se o Dia Internacional do Riso e esta é a semana perfeita para relembrar o quão importante é rir e viver com alegria! Sabia que o maior ataque de riso aconteceu em 1962, na Tanzânia? Descubra tudo neste artigo.

Acredita-se que o Dia Mundial do Riso teve origem em 1998, na cidade de Mumbai, na Índia, quando cerca de 12 mil membros de clubes sociais de várias partes do mundo se juntaram para uma enorme sessão de riso. Este dia surge para recordar a importância de rir.

Além de ser visto como uma forma de expressar a felicidade e de revigorar os laços entre humanos, o riso traz inúmeros benefícios, como o fortalecimento do sistema imunitário, o estímulo da criatividade e muito mais! Preparados para conhecer curiosidades divertidas sobre o riso?

CURIOSIDADES SOBRE O RISO

Rir antes de falar?
O mecanismo do riso está tão enraizado no cérebro humano que os bebés, a partir dos 17 dias de vida já foram observados a rir, mesmo antes de falarem.

Alguns cientistas acreditam que o riso foi usado como uma maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros há milhões de anos, antes de desenvolverem a linguagem.

Fazer exercício nunca foi tão simples!
Ao rir, movimentamos 12 músculos da face e ao gargalhar 24. Quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, o número aumenta para 84! Este exercício facial estica a pele e pode ajudar a atrasar marcas da idade.

Além disso, rir durante 10 a 15 minutos pode queimar até 40 calorias. Para um pouco de exercício físico extra, todos os dias, nada melhor que soltar umas belas gargalhadas!

Porque é que o riso é tão contagiante?
Uma pesquisa feita na Suécia provou cientificamente que rir é contagioso. Sabe porquê? Tudo acontece graças aos neurónios-espelho, que se ativam quando agimos ou observamos alguém agir.

Tal como quando bocejamos sentimos vontade de o fazer, também quando rimos ou vemos outra pessoa a fazê-lo sentimos essa vontade e acabamos por soltar uma gargalhada. Muitas vezes, o cérebro é incapaz de controlar esse impulso.

Uma conversa rápida entre amigos, com uma duração aproximada de 10 minutos, provoca uma média de 5 a 8 crises de riso.

O maior ataque de riso de sempre!
O maior ataque de riso aconteceu em 1962 na Tanzânia, onde três alunas de uma escola da região começaram a rir sem parar e contagiaram várias estudantes. Ao serem dispensadas das aulas, por estarem incapacitadas, as estudantes acabaram por contagiar a população da sua área de residência.

A situação descontrolou-se de tal forma que algumas instituições acabaram mesmo por ter de fechar portas, durante semanas. A maioria dos ataques de riso duravam horas e, essas horas multiplicaram-se por quatro, em certas pessoas. Em alguns casos, o riso durou 16 horas!

Rir é o melhor remédio!
Quando rimos, ativamos o hemisfério direito do cérebro, que está ligado à nossa parte mais criativa, mais instintiva, intuitiva e relaxada. Logo, conseguimos criar uma espécie de libertação emocional.

O riso diminui a presença de hormonas do stresse, como o cortisol e catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina), no nosso cérebro. Consequentemente, o nosso cérebro passa a produzir endorfina, uma substância que nos deixa relaxados. Assim, o corpo produz mais células de defesa, fortalecendo o sistema imunitário.

Rir pode ser mesmo o melhor remédio!

Os animais também riem?
Durante muito tempo, pensávamos que apenas os humanos conseguiam sorrir. No entanto, estudos sobre o comportamento de primatas não-humanos demonstraram que chimpanzés, gorilas e orangotangos usam um tipo de riso quando recebem cócegas.

Penny Paterson, psicóloga animal e presidente da Fundação Gorilla Foundation, afirmou que Koko, a gorila famosa pelas suas habilidades de linguagem até fazia um som especial, para as pessoas de quem gostava.

O QUE PODE E DEVE FAZER?
Segundo Sabrina Tacconi, terapeuta do riso, devemos rir 10 minutos seguidos por dia. Então, porque não desfrutar de uma sessão de filmes divertidos, juntamente com a família?

E que tal contar algumas piadas secas? Conheça aqui algumas graças de crianças, de rir e chorar por mais!

As cócegas também são um clássico para um serão de gargalhadas e facilitam o riso continuado!

Especialmente para os bebés, nada melhor do que fazer caretas engraçadas e fazer barulhinhos na barriga.

Outra excelente opção é o Jogo do Sério. Há por aí alguém que aguente não rir? É difícil…, mas é essa a ideia! Quanto mais tentamos travar o riso, mais vontade nos dá de rir!