ORGANIZAR A DESPENSA: DURANTE A QUARENTENA E SEMPRE

EO 2020 Decoração
  • slider

Devido ao isolamento, é possível que tenhamos a despensa mais cheia que o habitual, para minimizar as vezes que vamos ao supermercado. Por isso, torna-se mais importante do que nunca arrumar o espaço e percebermos o que temos, em que quantidades e onde vamos organizá-los.

Manias à parte, é essencial que organizemos os alimentos para ser mais fácil de chegarmos a eles e os encontrarmos rapidamente quando precisamos. Vamos ter provavelmente arroz, farinha, açúcar, enlatados com atum, feijão, cogumelos, ervilhas ou grão, massa, bolachas, pão etc. Se misturarmos tudo, vai ser muito mais difícil mantermos o espaço sempre organizado e termos uma noção exata daquilo que nos falta ou precisamos de comprar.

Deixamos algumas dicas que podem ajudar e facilitar a que tenha uma despensa sempre arrumada e com um aspeto delicioso!

1. Limpar tudo
O ideal é começar por tirar tudo para fora e ver o que se encontra fora do prazo ou que já não está utilizável. Reveja tudo, um por um e limpe o interior da despensa. Por muito bem organizada que esteja, se os frascos estiverem cheios de gordura, se houver migalhas espalhadas ou sal nas prateleiras, a sua despensa nunca vai conseguir ter o aspeto que deseja.

2. Dividir os alimentos em categorias de produtos
Resulta sempre melhor do que ter tudo amontoado e misturado. Escolha algumas categorias, dependendo do espaço que tiver disponível como por exemplo:
- Enlatados (separando leguminosas, carne e peixe)
- Pacotes de arroz, massa e outros hidratos como cuscuz.
- Bolachas, cereais e pão.
- Achocolatados, café, chás.
- Especiarias
- Outros alimentos como sal, farinha, açúcar e aveia.

3. Usar frascos transparentes e etiquetas
Uma boa hipótese para não ter milhões de embalagens abertas e produtos espalhados mais facilmente é recorrer aos frascos de vidro. Pode ser uma excelente opção para produtos como aveia, açúcar, farinha, cereais, frutos secos etc. Coloque etiquetas para identificar mais facilmente e os produtos e não se esqueça de incluir a data de validade.

4. Organizar as prateleiras
Se tiver prateleiras, esta é uma forma simples de otimização de espaço. Organize-as de maneira a que os produtos que utiliza todos os dias estejam ao alcance dos olhos e das mãos, e aqueles que são menos recorrentes podem ficar nas prateleiras superiores e inferiores. Colocar as garrafas na parte inferior em caixas pode ser uma boa solução para refrigerantes e bebidas.

5. Usar e abusar das caixas de madeira
Nada melhor para guardar frutas e legumes do que as tradicionais caixas de madeira e cestos. Para além de estarem na moda, ajudam a ter estes alimentos frescos sempre organizados nos respetivos lugares e a visualizar facilmente aquilo que está em falta e que precisa.