A CASA DAS CRIANÇAS: RECREIO VS. ESCOLA

EO 2020 Decoração | Fonte: Ikea
  • slider

Para as crianças, durante esta fase de isolamento, a casa é, também, sinónimo de recreio e escola. Saiba como aproveitar cada espaço para as atividades dos miúdos com algumas ideias IKEA.

Agora que os mais novos passam todos os dias em casa, este espaço deixou de ser apenas o seu refúgio de brincadeira e descanso para passar a ser, também, o sítio onde têm de aprender. De repente, a casa transformou-se em escola e o quarto em sala de aula.

Mas é essencial que as crianças tenham espaço (e tempo) para tudo. Espaço para aprender e espaço para brincar. E para isso as divisões da casa têm de estar organizadas e serem funcionais para cada finalidade.

A IKEA sugere algumas ideias de como as crianças podem brincar, divertirem-se e estudar em casa:

ESPAÇO PARA DIFERENTES ATIVIDADES
Criar diferentes áreas dentro do mesmo espaço: um canto para pintar, outro para fazer trabalhos de casa, uma cesta para as suas fantasias, são algumas formas de organização essenciais para este período. E também uma forma de ajudar as crianças a ter alguma autonomia e continuar algumas das suas rotinas.

ESPAÇO PARA AS TAREFAS ESCOLARES
Criar um espaço que as crianças identifiquem como o seu local de trabalho, adaptado às suas necessidades e onde se possam concentrar durante os seus deveres. Uma mesa de estudo num local tranquilo, boa iluminação e espaço para ter o material escolar bem organizado são fundamentais.

ESPAÇO PARA SE MOVIMENTAREM
O estudo IKEA Play Report fala sobre a importância da brincadeira mais física, como correr, saltar, brincar às escondidas, etc., porque são atividades que ajudam as crianças a libertar energia e endorfinas que as fazem sentir-se bem. Para isso, é importante ter um espaço livre para os mais pequenos se moverem à vontade e sem barreiras.

ESPAÇO PARA UM REFÚGIO
Como agora toda a família está mais junta do que nunca, as crianças também precisam de ter o seu próprio espaço. Bastam alguns tecidos e almofadas para transformar um canto num espaço mágico e acolhedor para deixar a mente viajar e descontrair.

ESPAÇO PARA IMITAR E AJUDAR
As crianças gostam de imitar o comportamento dos adultos como se de um jogo se tratasse. Envolver os pequenos nas tarefas de casa também promove a cooperação familiar e o sentido de responsabilidade, bem como a igualdade de género.

ESPAÇO PARA A ARTE
Através da arte, as crianças libertam a sua criatividade, exprimem os seus sentimentos e medos interiores, e desenvolvem uma personalidade mais criativa e aberta. De acordo com o IKEA Play Report, atividades de expressão artística permitem explorar a imaginação e gera uma sensação de alegria e orgulho nas crianças.

ESPAÇO PARA ORGANIZAR
Ter os brinquedos à mão não exige tanta atenção dos pais e ajuda as crianças a ser mais autónomas e independentes na hora de brincar. Além disso, também facilita quando for altura de arrumar.

Por: IKEA