5 CURIOSAS TRADIÇÕES DE NATAL PELO MUNDO

EO 2021 Curiosidades Natalícias
  • slider

A quadra natalícia é carregada de símbolos e costumes, que fazem com que esta época seja eleita por muitos como a mais mágica e a melhor do ano.

As tradições são parte importante desta festa e divergem - em muito - de país para país.

Portugal
Se visitar os Açores, entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, e ouvir a expressão “O Menino mija?”, não se admire. Durante estas duas semanas, os açorianos recheiam as suas mesas de licores e doces para amigos e familiares que passam pelas casas da região. Antes de entrarem, e chegados a estas casas, perguntam: "O Menino mija?". Em todas elas, há sempre alguma iguaria para partilhar.

Áustria
Na Áustria, as crianças mal comportadas são assustadas por um demónio que vagueia pelas ruas. Na tradição Austríaca, o Pai Natal recompensa os bem comportados, enquanto o Krampus captura as crianças mais malandras. Na primeira semana de dezembro, jovens adultos mascaram-se de Krampus para assustar os mais novos.

Noruega
Se houvesse um prémio para a tradição de Natal mais estranha com certeza que a vencedora seria a Noruega! Aqui, a regra é esconder as vassouras na véspera de Natal na zona mais segura da casa. Esta tradição remonta à altura em que as pessoas acreditavam que bruxas e espíritos apareciam no dia 24 à procura de vassouras para montar.

Itália
Em Itália não é só o Pai Natal que distribui as prendas. Há, também, uma bruxa chamada Befana que entrega os presentes nos dias 5 e 6 de janeiro. Se forem bem comportados, a velha bruxa enche as meias com doces e presentes, já os mais malandros levam uma meia cheia de carvão.

Filipinas
Nas Filipinas, todos os anos acontece o Festival das Lanternas Gigantes, no sábado anterior à véspera de Natal. A cidade de São Fernando enche-se de luzes e recebe 11 barangays (aldeias) que competem para tentar construir a maior e mais bonita lanterna. O festival cresceu tanto que, atualmente, algumas obras chegam aos seis metros de altura.