SERÁ QUE SABE TUDO SOBRE A CASTANHA?

EO 2020 Alimentação | Fonte: Nestlé
  • slider

Com o São Martinho à porta, eis que a rainha da típica tradição dos magustos, com as suas fogueiras, se faz evidenciar: a castanha. Além de muito saboroso, este é um alimento tipicamente outonal que pertence à família dos frutos gordos e amiláceos.

Destaca-se por ser menos calórica do que os restantes alimentos da família (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc.), uma vez que apresenta uma quantidade de gordura significativamente mais baixa.

A castanha é rica em hidratos de carbono complexos, sendo uma excelente fonte de energia. Muito aguardada durante o ano, está disponível no mercado desde o princípio do outono até ao final do inverno.

É um alimento versátil, podendo ser utilizado como acompanhamento (assada, cozida ou em puré), em base de sopas, na confeção de molhos e até mesmo em sobremesas.

Partilhamos uma sugestão de receita para incluir a castanha na alimentação outonal de toda a família.

RECEITA: CREME DE CASTANHAS E COGUMELOS

Ingredientes:
350 g de cogumelos (marrons e shimeji castanho)
500 g de castanhas congeladas
1/2 cebola
1 alho francês
2 dentes de alho
sal q.b.
pimenta q.b.
azeite q.b.
tomilho fresco q.b.

• Preparação:
1. Limpe os cogumelos com um pincel. Corte 5 cogumelos marron em fatias finas e reserve. Corte os restantes em pedaços mais pequenos e reserve noutro recipiente.
2. Leve ao lume a cebola picada, os dentes de alho picados, o alho francês cortado em juliana fina e o azeite. Deixe refogar um pouco. Acrescente as castanhas e tape o tacho. Deixe cozinhar 3 minutos em lume médio.
3. De seguida, acrescente os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Acrescente cerca de 300 ml de água. Deixe cozinhar em lume médio cerca de 15 minutos.
4. Acrescente mais água se for necessário até os cogumelos estarem macios e as castanhas a desfazer-se.
5. Com a ajuda de uma varinha mágica triture tudo e acrescente mais água para ficar com a consistência de creme, como preferir. Retifique os temperos.
6. Entretanto, numa frigideira antiaderente, leve ao lume um fio de azeite com os cogumelos reservados. Tempere com sal e deixe cozinhar durante cerca de 5 a 6 minutos. Polvilhe com algumas folhas de tomilho fresco e retire do lume.
7. Quando o creme estiver pronto, sirva acompanhado com alguns cogumelos salteados.

Saboreie esta e outras receitas aqui.