DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

EO 2020 Alimentação | Fonte: Nestlé
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O Programa Educativo “Nestlé por Crianças Mais Saudáveis” já sensibilizou mais de 3 milhões de alunos para a importância de uma alimentação equilibrada e manutenção de um estilo de vida saudável. Descubra algumas dicas do programa sobre porções, frequência e diversidade alimentar.

Além da energia necessária para todas as funções básicas do corpo, os alimentos fornecem-nos também as substâncias que formam o corpo e ajudam a combater as doenças — os nutrimentos. No seu conjunto, e cumprindo as suas funções, os nutrimentos tornam possível que o nosso corpo funcione em harmonia.

Os diferentes tipos de nutrimentos são: os hidratos de carbono, as proteínas, as gorduras, as vitaminas, os minerais e a água. Mas apesar de todos serem indispensáveis para o corpo humano, um dos principais segredos para uma alimentação saudável e cuidada são as porções e a quantidade ingerida nas refeições.

A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica que dá pistas sobre o modo de praticarmos uma alimentação completa, equilibrada e variada. A Roda apresenta 7 grupos, nos quais são associados alimentos com perfis nutricionais próximos.

Para cada grupo de alimentos são estabelecidas porções, traduzidas em medidas concretas (por ex.: chávenas almoçadeiras ou colheres de sopa, sobremesa ou chá), que variam com a idade, a condição ou o nível de atividade de cada um.

Por exemplo, sabia que o tamanho ideal do bife no prato deve ser o de um baralho de cartas? Ou que a quantidade presente no nosso prato de vegetais deve preencher duas mãos abertas? E que só devemos usar meio polegar de gorduras e açúcares nos cozinhados?

Conheça algumas das receitas da Nestlé que o vão ajudar a "cozinhar" bons momentos em família:
Frango recheado;
Sopa de legumes;
Tagine de legumes com cuscuz de frutos secos, romã e granola;
Estufado de Lentilhas, Batata Doce e Couve;
Palmo de iogurte.

Saiba mais sobre o programa "Nestlé por  Crianças Mais Saudáveis" aqui.