DESAFIO VEGETARIANO PARA CRIANÇAS

EO 2021 Alimentação
slider

O desafio mundial Vegenuary, que começou com mais de 500 mil inscritos e, que apela ao abandono do consumo da carne para reduzir a pegada ecológica, pelo menos durante um mês, também pode ser realizado por crianças.

O desafio vegetariano consiste em aceitar o convite para iniciar uma dieta de base vegetal, com um guia prático, através de emails informativos, receitas fáceis e saborosas, acesso a um grupo privado e informação profissional dada por uma equipa nutricional.

As dicas existem também para crianças e pode encontrar no site da campanha, na secção para pais, com um guia completo para a alimentação vegana infantil.

Vegan e vegetariano, em que consiste cada um?
O vegetarianismo é uma dieta de base vegetal que exclui os produtos animais, como a carne o peixe e os seus derivados, enquanto o veganismo exclui o consumo de qualquer produto animal ou de origem animal, assim, como o uso ou compra de qualquer produto que tenha algum ingrediente de origem animal.

De acordo com alguns estudos citados pelo Centro Vegetariano “bebés e crianças criadas com uma dieta vegana variada obtêm proteínas e energia adequadas, são saudáveis e crescem normalmente”.

14 dicas que pode encontrar no site da campanha, para alimentar crianças veganas:

1 - No caso dos bebés, estes necessitam de muita energia, logo é aconselhável que se prepare os cereais em casa com muita consistência e espessura;
2 - Usar mais óleo de soja ou de colza e menos óleo de girassol ou de milho, pois estes estimulam a produção de ácidos gordos, extremamente importantes para o desenvolvimento do cérebro e da visão;
3 - O bebé não deve encher-se de líquidos antes de comer;
4 - Usar margarina fortificada com D2 e B12 para barrar o pão, ou manteiga de nozes e/ou sementes, para amentar a densidade energética;
5 - Usar um extrato de levedura de cerveja com baixo conteúdo de sal;
6 - Leguminosas bem cozinhadas e esmagadas fornecem energia e proteínas;
7 - Usar o melaço para reforçar as doses de ferro e cálcio;
8 - Tofu com sulfato de cálcio é mais riso em cálcio e proteínas;
9 - Apanhar sol regularmente e fornecer suplementos de vitamina D2 no inverno;
10 - Usar leite de soja enriquecido com cálcio, vitamina D2 e vitamina B12;
11 - Proporcionar à criança uma dieta variada com muitos alimentos frescos adequados à idade;
12 - Evitar alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcar;
13 - Preferir os sumos de fruta naturais com água e não os concentrados ou refrigerantes;
14 - Encorajar o consumo de vários legumes e frutas coloridas, conforme a idade.

Encontre no site do Desafio Vegetariano sugestões de comidas nos primeiros meses, dicas para petiscos, um exemplo do dia inteiro de refeições, a melhor fórmula para o bebé, vegetarianismo na escola e outros conselhos.

Faça o seu registo e receba durante um mês emails informativos, receitas fáceis e saborosas, acompanhamento personalizado e apoio nutricional, AQUI.

Pub
Pub