A ÁGUA (TAMBÉM) FAZ FALTA!

EO 2020 Alimentação | Fonte: Nestlé
  • slider

A água é fundamental para o funcionamento do corpo humano e o seu principal componente. Encontra-se no centro da Roda dos Alimentos, o que reflete não só a sua elevada importância para o organismo, como também o facto de se encontrar presente em todos os alimentos, embora em diferentes quantidades.

Além de ser a melhor bebida para satisfazer a sede, participa na regulação da temperatura corporal, na produção e nas secreções digestivas, na distribuição de nutrientes por todas as células, na eliminação de toxinas e impurezas.

Facilita ainda o funcionamento cognitivo e proporciona um ótimo estado de humor.
As necessidades de água podem variar entre 1,5 a 3 litros por dia. Tenha sempre uma garrafa reutilizável consigo e vá bebendo água ao longo do dia!

Caso não seja um grande apreciador de água, pode sempre optar por beber água aromatizada (com casca de limão ou de laranja, pau de canela ou gengibre) e chás ou infusões diversas, desde que sem açúcar adicionado.

Os alimentos ricos em água (algumas frutas, como o melão, por exemplo) são igualmente importantes para se manter hidratado.

As sopas são igualmente uma boa forma de consumir água. Por isso, deixamos uma sugestão para o jantar.

RECEITA: Sopa de legumes

Ingredientes:
1 cebola
500 g de abóbora
1 dente de alho
2 batatas
1 curgete
2 alho-francês
2 cenouras
4 c. de sopa de azeite
sal q.b.

• Preparação:
1. Comece por descascar e cortar em rodelas a curgete, as cenouras, as batatas e o alho francês. Parta a abóbora descascada em cubos. Lave bem.
2. Corte a cebola em rodelas e leve-a ao lume, com o azeite, numa panela. Assim que começar a ganhar cor, acrescente o alho, descascado e partido ao meio, e os restantes legumes.
3. Deixe refogar em lume brando durante cerca de 5 minutos.
4. Cubra com água e deixe ferver cerca de 30 minutos. Passe pela varinha mágica e sirva.

Saboreie esta e outras receitas aqui.