10 IDEIAS PARA TER A MESA DE PASSAGEM DE ANO RECHEADA

EO 2020 Sugestões
  • slider

Mesmo num fim de ano atípico como o de 2020, a entrada de um novo ano deve ser celebrada, nem que seja na esperança de que tempos melhores virão. Este ano, a festa é mais pequena, mas a mesa deve estar pronta para a festa!

Com um agregado familiar maior ou menor, tanto a mesa de jantar como os “convidados” têm de estar vestidos a rigor e há certos elementos que não podem faltar. 

Além das típicas passas – mais do que nunca os desejos têm de ser pedidos – e do champanhe, inove nas receitas e deixe toda a família de queixo caído com as suas novas especialidades.

Eis 10 pratos, petiscos e bebidas que não podem faltar na sua mesa de ano novo.

1. TÁBUA DE QUEIJOS
Primeiro arranje uma tábua de madeira bonita para servir de moldura, depois escolha os queijos consoante o número de pessoas e o gosto de cada um. Pode optar por queijos frescos, macios, como Mozzarela, Brie, Camembert ou Serra da Estrela, duros, como o da Ilha, Cheddar ou Emmenthal, e, para os amantes de queijos fortes, escolha os azuis, como Roquefort ou Gorgonzola.

Depois é cortar tudo em fatias e dispor na tábua na companhia de algumas fatias de presunto e azeitonas.

2. PÃO RECHEADO
Se prefere comer queijo quente então um pão recheado de queijo e bacon é a opção ideal. Fácil de confecionar, basta comprar um pão alentejano ou de mafra de grandes dimensões, cortar a parte de cima e tirar o miolo. À parte prepare uma mistura de queijo, bacon, maionese, alho e cebola. Coloque dentro do pão e leve ao forno até derreter. Uma delícia!

Coloque também o miolo ao forno para servir de tostas.

3. CHIPS DE TORTILHA
Como uma alternativa mais saudável às batatas de pacote opte por esta receita bastante fácil. Corte uma tortilha em pedações pequenos, passe o óleo pela superfície com a ajuda de um pincel e de tempere com especiarias a gosto. Depois, é só levar ao forno, pré-aquecido a 200°C, por 5 a 10 minutos, até tostar.

4. CAMARÃO O REI DA MESA
Numa festa de ano novo este é o convidado de honra! Seja frito, cozido ou cozinhado como prato principal, opções não faltam.

5. ESPETADAS DE FRUTA COM UM TOQUE DE CHOCOLATE
Para fazer os desejos dos miúdos mesmo comendo fruta, prepare umas espetadas com banana, morango e kiwi e um fondue de chocolate.

6. DELÍCIA DE CHOCOLATE
Esta sobremesa não vai deixar ninguém indiferente! Comece por separar as gemas das claras. Depois, bata as claras com uma pitada de sal e, assim que começarem a ficar firmes, adicione açúcar a gosto. Derreta o chocolate à parte. Bata bem as gemas e adicione açúcar, aos poucos. Adicione o chocolate derretido e misture bem. Depois, coloque a farinha e misture. Por fim, adicione as claras batidas. Leve ao forno durante aproximadamente dez minutos.

7. COCKTAILS SEM ÁLCOOL
Os mais pequenos também tem direito a uma bebida à sua medida neste dia. Transforme as típicas bebidas alcoólicas em verdadeiros sumos deliciosos. Misture sumos de fruta e use rodelas de fruta para decorar o copo. Groselha é um bom aliado para criar uma bebida com cores fortes.

8. CHAMPANHE E CHAMPOMY
O Champanhe não pode faltar para abrir à meia-noite! Os pequenos também merecem fazer parte do brinde, por isso, um Champomy de maça não pode faltar na mesa.

9. FRUTOS SECOS
Típicos também da tradição portuguesa, cada um deve ter 12 passas nas mãos quando começarem as badaladas para a meia-noite! Para encher a mesa também pode optar por cajus, amendoins ou pistachos.

10. DECORAÇÃO COM MUITO BRILHO
Por último, mas não menos importante, a decoração vai fazer toda a diferença! Se já está farto da decoração de Natal, opte por velas brilhantes e uma toalha em tons de prateado, bem como decorações com algum brilho.

Aproveite e dê as boas-vindas a 2021 da melhor maneira!