MUSEU DO ORIENTE COM SUGESTÕES PARA FICAR EM CASA

EO 2020 Atividades em Casa
  • slider

A trabalhar à distância, a cuidar das famílias e a fazer a sua parte pela proteção de todos, para quem #FicaEmCasa, o Museu do Oriente partilha sugestões de atividades, leituras e histórias das suas coleções.

Para esta semana, a primeira sugestão do Museu do Oriente é um jogo em família: Tangram, indicado para todas as idades e sem limite de participantes.

Com origens que remontam à China da dinastia Ming (século I a.C.), o Tangram é um jogo estilo ‘quebra-cabeças’ que desafia à construção plana de figuras, com regras simples e várias possibilidades.

É composto por sete peças, dividas em três formas geométricas, que podem ser conjugadas para criar uma infinidade de figuras, animais e objetos.

As regras são simples: todas as sete peças devem ser usadas na composição de uma figura, sem se sobreporem. Basta reunir a família e… mãos-à-obra!

A primavera também entrou de fininho com um desafio criativo e amigo do ambiente: construir coroas, reciclando materiais diversos.

Rolos de papel, jornais e revistas velhos, panfletos publicitários, caixas e embalagens vazias, tampas ou caricas, podem transformar-se com operações simples de recorte, colagem e pintura.

Para animar a divisão favorita da casa, ou pendurar à janela, estas coroas vão colorir e dar energia positiva a toda a casa.

Uma última sugestão para entreter as pequenas mentes criativas é desafiá-las a desenhar e pintar um guerreiro Samurai, inspirado nas peças do Museu do Oriente.

Na página de Facebook do Museu do Oriente encontra estas e outras sugestões para toda a família.