MIL E UMA IDEIAS PARA BRINCAR EM CASA COM AS CRIANÇAS

EO 2021 Atividades em Casa
slider

Imaginação e criatividade. Estas são as armas necessárias para descobrir como passar o tempo com os seus filhos em casa. Faltam-lhe ideias? Não se preocupe, nós ajudamos.

Passar muitos dias fechados em casa pode chegar a ser cansativo e frustrante até para as crianças. A monotonia dos dias e a vontade de ir brincar para o jardim, andar de bicicleta ou ir até à praia fazer construções na areia pode tornar-se mais forte com o passar do tempo.

O truque passa por ensinar às crianças que brincar em casa também pode ser muito divertido. Com uma boa dose de imaginação, bom humor e coisas simples que temos guardadas é possível fazer jogos maravilhosos, além de existirem imensas propostas de atividades diferentes e originais para passar e aproveitar o tempo.

Já alguma vez organizou um masterchef em família, por exemplo? Deixamos-lhe aqui algumas ideias para fazer com crianças de todas as faixas etárias.

BRINCAR COM CRIANÇAS ATÉ AOS 3 ANOS

Os bebés também gostam de brincar e nesta lista de sugestões encontra um leque alargado de ideias. Desde brincadeiras com uma forte componente artística e musical, em que o seu filho pode explorar e desenvolver a sua consciência sonora e rítmica, a atividades sensoriais, passando por concertos e trabalhos manuais com frutas e legumes.

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DOS 3 AOS 5 ANOS

Existe uma grande variedade de atividades que se podem fazer com crianças destas idades, principalmente no que diz respeito a trabalhos manuais. Nesta lista de sugestões, pode explorar ideias originais e criativas para ajudar os mais pequenos a dar asas à imaginação.

As crianças pequenas estão sempre muito predispostas a aprender. Nada melhor do que um tempo em casa para ensinar aos seus filhos a importância de cuidar do nosso planeta. Com estas ideias de brinquedos reciclados, aprender nunca foi tão divertido.

Rolos de papel higiénico são matéria-prima que com certeza não tem falta lá em casa. Por que não aproveitá-los para criar, com os seus filhos, uns divertidos brinquedos? Veja algumas sugestões aqui.

O seu pequenino gosta de histórias e aventuras? Por que não desafiá-lo a criar e a representar a própria história com estes fantoches divertidos? Vão, certamente, fazer as delícias dos mais novos e proporcionar ótimos momentos em família.

SUGESTÕES PARA CRIANÇAS DOS 6 AOS 12 ANOS

Desafie os seus filhos a fazer coisas giras. Neste artigo, vai encontrar vários desafios em papel e em costura para as crianças se divertirem e desenvolverem a sua criatividade. Origamis e ideias para artes plásticas também não vão faltar. Veja estas sugestões que prometem transformar os seus filhos em verdadeiros artistas!

Ainda neste âmbito dos trabalhos manuais e artísticos, se tiver em casa linhas coloridas, aprender a fazer pulseiras pode ser uma excelente opção que os vai manter entretidos durante horas.

Existe um leque alargado de atividades que pode propor às crianças destas idades. Desde cozinhar maravilhosas sobremesas, ler e descobrir brincadeiras que podem fazer sem ecrãs como um caça ao tesouro, o jogo das palavras em cadeia ou o tradicional jogo do STOP a uma receita de gloss de chocolate que vai fazer as delícias das princesas lá de casa.

É importante não esquecer também os tradicionais jogos de tabuleiro, que além de serem uma excelente fonte de diversão e entretenimento, vão unir toda a família. Para aqueles momentos reservados para os seus filhos usufruírem do universo online, deixamos algumas sugestões de apps e sites divertidos e pedagógicos.

Falando em aprendizagem e pedagogia, já conhece plataformas online nestas áreas? Desde ferramentas para estudar matemática, descobrir mais sobre a Natureza ou desenvolver um idioma, aprender nunca foi tão divertido!

Aproveite esta quarentena para propor aos seus filhos mais momentos de leitura: nada melhor do que mergulhar numa história diferente, conhecer personagens fantásticos e aprender com as mensagens que os livros querem passar. Neste artigo, pode descobrir bibliotecas digitais com todo o tipo de livros para crianças e áudio livros que os seus filhos vão adorar ouvir.

Ainda dentro do âmbito cultural, pode lançar aos miúdos o desafio de conhecerem, em família, um novo museu sem sair de casa: uma visita virtual que podem fazer pelos museus der Portugal ou pelos do resto do mundo. Veja aqui a nossa lista de sugestões. Uma experiência a repetir!

Veja e explore outras atividades para fazer em casa com as crianças aqui.

Pub
Pub