CROMATOGRAFIA EM T-SHIRTS

EO 2016 Atividade Ciência | Fonte: Ciência Divertida®
  • slider

A cromatografia é uma técnica usada em laboratório para separar os vários componentes de uma mistura. Vê como a podes aplicar em T-Shirts.

Material necessário:

- 1 T-Shirt branca que já não uses
- Copo
- Elástico
- Álcool
- Canetas de feltro, vermelha, verde, amarela, azul, laranja e roxa

Como Fazer:

1 Colocar o copo por dentro da t-shirt e prendê-lo com o elástico, de modo a que o tecido fique bem esticado. Com as várias canetas de feltro desenhar 6 bolas na parte esticada da t-shirt: as bolas devem ser feitas no centro, bem juntas, de modo a formarem um círculo.

2 Apontar o frasco de álcool para o centro do círculo de cores e apertar devagarinho o frasco para que saiam apenas algumas gotas. Observar o que acontece. O álcool dispersa no tecido e cria uns padrões maravilhosos e coloridos! Colocar álcool a pouco e pouco para controlar o tamanho dos círculos.

3 Pode ser feito o mesmo no resto da t-shirt, é só repetir o procedimento e experimentar diferentes combinações de cores!

O super cientista explica
...
A técnica que se utilizou chama-se cromatografia e é usada no laboratório para separar os vários componentes de uma mistura. As cores usadas – verde, azul, amarelo, etc. – resultam da combinação de várias partículas e quando se colocou o álcool este arrastou consigo as partículas que compõem a tinta das várias canetas. Como as diferentes partículas da tinta têm diferentes tamanhos e pesos, a sua velocidade de migração também é diferente. Por isso umas cores ficaram mais perto do círculo inicial e outras migraram para longe.

Conteúdos desenvolvido por: Ciência Divertida®