BRINCAR AOS TEATROS

EO 2020 Atividades em Casa
slider

Neste artigo deixamos algumas dicas de como montar uma verdadeira peça de teatro em família sem sair de casa.

O teatro é uma atividade que vai ajudar as crianças a desenvolverem a sua capacidade de se relacionarem umas com as outras, a perder a timidez que muitas vezes os caracteriza e a adquirir confiança e à vontade. Além disso, vai estimulá-los e ensiná-los a gesticular, a comunicar com o corpo e a expressar sensações e sentimentos.

Com o teatro, abrem-se portas para um mundo fantástico e maravilhoso, onde as crianças podem ser as personagens principais.

SUGESTÕES PARA ENSAIAR TEATRO EM CASA

1.Jogos de Mímica
O objetivo passa por desafiar as crianças a imitarem animais em primeiro lugar, e depois avançar para personagens mais complicadas, como desenhos animados, pessoas reais etc. O primeiro passo é dividir os membros da família em dois grupos. Como é proibido emitir sons, as crianças vão ter de improvisar e esforçar-se por expressar mediante gestos e movimentos o animal ou personagem que estão a imitar, tentando que os outros membros do seu grupo descubram de que se trata.

2.Criar histórias
Uma parte essencial de uma peça de teatro é a história que se quer contar e a mensagem que se pretende passar. Para desenvolver este aspeto, pode desafiar a família a criar a sua própria história em conjunto a partir da seguinte frase “Era uma vez um menino que passeava pelo bosque….”. Todos podem ir continuando a história à vez, pondo a mão no ar quando quiserem participar sendo que é obrigatório que todos deem o seu contributo até que a pessoa que iniciou ponha um ponto final na narração.

3.Brincar com gestos
Nesta brincadeira, as crianças têm de expressar o que lhes sugerir através de gestos. Vão ter a cara tapada com as mãos, e vai sussurrar-lhes ao ouvido por exemplo: alegria, tristeza, fúria etc. No passo seguinte, a criança destapa a cara e representa esse sentimento. O objetivo do jogo é que aprendam a expressar emoções que mais tarde serão essenciais quando estiverem a representar uma peça, pois não podem por exemplo rir-se numa cena em que o objetivo seria chorar.

4.Imitar sons
Depois de ter praticado os seus dotes de representação e gesticulação, é muito importante prestar também atenção aos sons e falas. A criança vai ter de emitir um som e todos os outros terão de adivinhar o que é que aquele som representa exatamente ou o que é que a criança queria expressar. Só se pode utilizar um som e há um tempo limitado que será definido pelo coordenador do jogo. Quem conseguir adivinhar, passa para a linha da frente emite outro som. Assim sucessivamente.

5.Fazer uma peça de teatro
Chegou a altura de representar. Desafie as crianças a escolherem uma peça de teatro ou a elaborarem uma de raiz. Usem maquilhagem, fatos de Carnaval e caracterizem-se tentando parecer as personagens que escolheram. Tudo conta: os cenários, as luzes, a banda sonora… Os pequenitos vão divertir-se muito a ensaiar e podem depois mostrar a sua obra prima antes do jantar. Não se esqueça de aplaudir com toda a energia!

Pub
Pub