5 GRANDES DESCOBERTAS DA HISTÓRIA

EO 2021 Curiosidades
  • slider

A História da Humanidade é feita de descobertas, conquistas, evoluções científicas e tecnológicas. Encontre, nas próximas linhas, cinco das mais importantes. No ramo da medicina ou da informática, marcaram o mundo e o nosso quotidiano.

Eletricidade
A história da eletricidade remonta à antiguidade, Grécia Antiga, mas foi apenas a partir do século XIX que os avanços científicos e tecnológicos permitiram a possibilidade de armazenar e distribuir energia elétrica para uso industrial e doméstico.

No início de 1800, Alessandro Volta inventou a bateria e 21 anos depois Faraday inventou o motor elétrico. James Bowman Lindsay apresentou pela primeira vez, em 1835, a primeira lâmpada elétrica, mas pouco depois abandonou o projeto. Felizmente, inventores como Thomas Edison, Nikola Tesla, Lord Kelvin, entre outros, continuaram a trabalhar com a energia elétrica e tornaram-na indispensável para a vida moderna e a grande força da Segunda Revolução Industrial.

Fotografia
Até 1826 a única forma de fazer retratos era através da pintura, mas, a partir desse ano, Joseph Nicéphore Niépce mudou o panorama com a criação da primeira imagem fotográfica permanente.

O pesquisador criou o método responsável por permitir tirar fotografias, mas a sua primeira experiência bem sucedida levava horas para conseguir a imagem final. Esta descoberta evoluiu ao longo dos anos e permitiu a criação do cinema e da televisão.

Antibióticos
Alexander Fleming, ao observar culturas de bactérias e fungos, percebeu que, ao redor de focos de crescimento de bolor (Penicillinum), as bactérias não se desenvolviam. Assim, descobriu, em 1929, que o bolor produzia algo que impedia o crescimento das bactérias: a penicilina, o primeiro antibiótico.

Contudo, só em 1942 a penicilina foi administrada e salvou a primeira vida. Estava feita a base dos antibióticos que revolucionou a medicina e deu um impulso decisivo à indústria farmacêutica moderna.

Estrutura do DNA
Em 1953, no laboratório Cavendish, na Inglaterra, Francis Crick, James Watson, Rosalind Franklin e outros pesquisadores concluíram que a molécula do DNA tem a estrutura de uma dupla hélice - uma descoberta que daria novos rumos à ciência e que ajudou a elucidar sobre os mecanismos de herança genética e o código genético.

Transgénicos, sequenciamento de genomas e tratamentos para doenças hereditárias só foram possíveis a partir desta descoberta.

Internet
A internet começou a dar os primeiros passos no final da década de 60, durante a Guerra Fria com intuitos militares. O projeto tinha como objetivo criar uma rede que fosse capaz de armazenar dados, transmiti-los entre redes pequenas e resistir a uma destruição parcial – por exemplo, um ataque nuclear.

A ARPANET - primeira versão da internet - em 1969 entrou em operação. Nesse mesmo ano foi enviado o primeiro email da História. A partir dos anos 70 e 80, o seu potencial comercial começou a ser explorado e atualmente é difícil pensar como seria a vida atual sem esta tecnologia, que cresceu de forma veloz nos últimos anos.