10 PROGRAMAS PARA FAZER EM FAMÍLIA E COM OS AMIGOS À DISTÂNCIA

EO 2021 Sugestões
slider

Nesta altura do recolhimento obrigatório, entreter as crianças é fundamental. Os adultos não ficam de fora desta necessidade de se sentirem ocupados e divertidos em família. Não devemos sair de casa, mas há programas que podem ajudá-lo a vencer o isolamento.

Pensamos em 10 programas para fazer com a família e amigos à distância. Vai precisar de uma pitada de criatividade, “quilos” de boa disposição, familiares e amigos prontos para viver verdadeiras aventuras na sua sala de estar, equipamentos tecnológicos, como computador ou telemóvel, e muita alegria.

Em casa contrua o seu próprio teatro, a sala de cinema, o palco para os concertos, o avião pronto a levantar voo, a mesa de jogo, o ginásio e o momento de Masterchef. Vale tudo para afastar a tristeza e manter a saúde mental! Comece por estas 10 sugestões:



1. Teatro
Desafie uma família de amigos a participar desta atividade. Cada grupo escolhe o teatro que irá apresentar. Podem criar uma peça original, ou basear-se em alguma que já existe. Escolha a plataforma que vai usar para transmitir a peça teatral por videochamada, monte o palco e deixe a cultura entrar em sua casa.



2. Cinema
Através de uma tela partilhada, organize uma tarde ou noite de cinema em casa. Faça a lista de convidados virtuais. Escolha o filme do qual todos vão gostar. Faça as pipocas, doces ou salgadas e voilà: não precisa de sair de casa para ir ao cinema com a família e os amigos. Encontre aqui algumas sugestões de filmes.



3. Jogos de Tabuleiro ou Cartas
Escolha o jogo de tabuleiro ou de cartas que tem em comum com o seu amigo ou familiar e convide-o a visitar a sua casa virtualmente. Monte a mesa de jogos. Faça a videochamada para os seus convidados especiais e comece a partida. Se não sabe o que pode jogar, veja aqui algumas dicas.



4. Concerto ou visita ao museu online
Desde o primeiro confinamento que os museus e os artistas se começaram a reinventar. Neste processo, foram criados vários sites onde pode visitar alguns museus online e participar em concertos via streaming, no conforto do seu lar. Mas não precisa de o fazer sozinho, pode convidar os seus amigos ou um familiar distante e, através de uma videochamada, fazer este programa em conjunto.



5. Viajar pelo mundo
Este desafio não vai ser apenas de lazer, é preciso usar a cabeça para descobrir os segredos escondidos pelo mundo. No site airpano.com encontre as maravilhas deste mundo, que ainda não teve oportunidade de explorar. Crie em equipa um quiz de cultura geral sobre a cidade que decidiram explorar e prepare a mochila virtual para andar por caminhos nunca dantes conhecidos.



6. Desporto em grupo
Por zoom ou noutra plataforma, faça exercício em grupo. Use o que tiver em casa para transformar o seu quarto ou a sua sala de estar num ginásio. Por exemplo, os sacos de arroz e os garrafões de água podem ser utilizados para levantar pesos.



7. Workshop de culinária
Cada um escolhe uma receita de família, ou aquela que melhor sabe fazer, e dentro de um período, enquanto estão conectados numa videochamada têm de cozinhar em família o melhor prato. À distância não será possível provar, por isso, a avaliação deve estar mais centrada na apresentação. Se quiser incrementar o desafio, escolha apenas alguns ingredientes como no “Masterchef” e todos têm de criar um prato nesta base.



8. Noite ou tarde de humor
Contar piadas e desvendar algumas adivinhas não é para todos. Prepare uma noite ou uma tarde de fim de semana com os seus amigos por zoom (ou outra plataforma), em que cada um vai apresentar a sua melhor anedota e adivinha. Vamos ver quem é o senhor das piadas. Um momento garantido de grandes gargalhadas.



9. Escape room online em grupo
Alguma vez participou num jogo de escape room em família? É muito divertido, cheio de suspense e puxa pela criatividade e imaginação dos miúdos e dos graúdos. A melhor notícia de todas é que pode jogar sem sair de casa!



10. Competição de trabalhos manuais
Se há artistas aí em casa, este é o momento ideal para mostrar o talento. Numa pequena competição, escolha uma arte que pode ser feita com os materiais que tem em casa. Marque a data para esse grande desafio e coloque o cronómetro a contar, enquanto estão em videochamada e a construir as melhores máscaras de Carnaval ou um mealheiro divertido.

Não está sozinho, a Estrelas & Ouriços está consigo dentro de casa!

Pub
Pub