CENTRO DIFERENÇAS

EO 2018 LisboaCentro de Desenvolvimento
  • slider

O Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças oferece um vasto leque de consultas especializadas, nomeadamente, Neurodesenvolvimento, Nutrição, Genética, Pedopsiquiatria, Psiquiatria, Neuropediatria e Sono.

Graças à diversidade de profissionais, a equipa do Diferenças encontra-se organizada em núcleos de estudo que trabalham diariamente para o desenvolvimento de metodologias de avaliação e intervenção de primeira linha.

Deste modo, disponibilizam-se programas especializados para todas as perturbações, como é o caso das perturbações de desenvolvimento intelectual, perturbações da linguagem e fala, perturbações do espetro do autismo e perturbações da aprendizagem (nomeadamente da matemática).

O domínio das competências matemáticas e as profissões a elas associadas são dos fatores mais procurados ao nível do mercado de trabalho. Ao longo das últimas décadas, surgiram inúmeros estudos científicos demonstrativos do, cada vez maior, interesse da comunidade científica no desenvolvimento destas competências. No entanto, a investigação ainda não é completamente esclarecedora, não só no capítulo do desenvolvimento das competências matemáticas, como nas dificuldades que lhes estão associadas e respetivas metodologias de intervenção adequadas a cada caso.

Por este motivo, há já cerca de 10 anos, que uma equipa do Centro se dedica à investigação das dificuldades de aprendizagem da matemática. A equipa inclui um pediatra do neurodesenvolvimento e 12 técnicos especializados (técnicos auperiores de educação especial e reabilitação, terapeutas da fala e psicólogos educacionais), que trabalham todas as dificuldades de aquisição das competências matemáticas (perturbação específica de aprendizagem ou dificuldades associadas a outras perturbações do neurodesenvolvimento).

E, dada a especificidade e diversidade de dificuldades que podem surgir na aprendizagem desta área, foi elaborado um perfil de competências matemáticas que permite a avaliação e oestabelecimento de programas personalizados de intervenção, adequados a cada caso. A matemática não é um "bicho de sete cabeças".

De segunda a sábado, das 9h às 21h.