ANIVERSÁRIO NO MUSEU DAS COMUNICAÇÕES

EO 2019 LisboaFestas no Museu1-14
  • slider

O Museu das Comunicações convida a festejar o aniversário surpreendendo os mais novos com o que podem aprender sobre o passado e o futuro das comunicações.

Organize uma festa de aniversário diferente! No Museu das Comunicações pode encontrar atividades e desafios fora do comum, divertidos e muito animados.

Uma oficina de televisão ou um jogo com robôs, um enigma à espera de ser descodificado ou uma festa mais criativa e artística com ARTpost.

Estas são algumas das propostas que temos para assinalar um dia especial. Escolha uma atividade adequada aos interesses e escolhas dos seus filhos. Indicado para crianças entre 1 e 14 anos.

Atividades à escolha:

Código bebé | 1-3 anos

Nesta atividade conta-se uma história onde se descobre o poder da comunicação. Os bebés e as crianças vão poder usar objetos de diferentes materiais e texturas, despertando para novas sensações e experiências. Tudo isto acompanhado por música na qual todos podem participar, pais e crianças.
Muitas das histórias são inspiradas nas várias coleções do Museu: A galope pelos trilhos da Mala-Posta (núcleo expositivo da Mala-Posta); Viagem ao Fundo do Mar (núcleo expositivo dos Cabos submarinos); Árvores do Correio (núcleo expositivo dos Correios). Uma festa de aniversário diferente para divertir o seu bebé.

Monstros de Ferro | 4-5 anos

Estes monstros de ferro são assustadores: gigantes e tão vermelhos que parecem sempre furiosos com as suas bocas muito grandes.
Nesta oficina são explorados os conceitos de comunicação e de meios de comunicação, numa visita ao núcleo expositivo dos Correios. Aqui promovemos o desafio de criação de um postal desenhado que depois é colocado no monstro de ferro, ou marco do correio. Um postal que irá seguir o seu percurso até ser entregue na casa da pessoa que escolhermos, pelo carteiro. Uma festa especial para potenciais artistas plásticos.

artPOSTcom | 6-9 anos

Introdução ao movimento de Arte Postal em que artistas do mundo inteiro trocam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens “fora da caixa”.
De seguida vão criar o seu postal artístico que será enviado para casa de outro amigo que esteja presente na festa de aniversário.
Quem sabe se estes postais não serão os primeiros de muitos?

Robô Sabichão | 6-9 anos

O Robô adora jogos e desafios. Teste os conhecimentos sobre o mundo das comunicações, enquanto aprende a programar um robô. Ao saber controlar os seus movimentos, vai ultrapassando os desafios até chegar ao fim do jogo. Aprender a programar enquanto se brinca.

Oficina de TV | 10-14 anos

Como é um estúdio de televisão? Nesta oficina vai fazer um programa de TV à escolha dos participantes: apresentar notícias, produzir o episódio de uma série, um debate, fazer comentários a um evento, entre outros. A escrita do guião, escolha das personagens, guarda-roupa e a definição dos adereços, são processos importantes para um resultado final de qualidade e bem divertido. Luzes, câmaras, ação.

Enigma | 12-14 anos

Desvendar o enigma de Morse.É uma atividade composta por 2 equipas. Um dos elementos de cada equipa fica na torre de controlo e os restantes elementos, vão para o terreno, no núcleo expositivo das telecomunicações. Comunicam através de walkie-talkies. A torre de controlo vai colocando perguntas e dando pistas, enquanto a equipa que está no terreno tem que seguir as pistas e de encontrar as respostas. No final do trabalho de campo, cada equipa recebe uma mensagem em código Morse, para decifrar.
Ganha a equipa que terminar todas as tarefas em primeiro lugar.

Vertigem: Espelhos e reflexos | 12-14 anos

É na sala “Vertigem II”, do núcleo expositivo dos Cabos Submarinos, que vai fazer as nossas experiências. As brincadeiras com feixes de luz deixam sempre os mais novos muito entusiasmados. Nesta oficina vão perceber como funciona a propagação da luz, como se comporta com diferentes materiais e como é que estas noções se aplicam à fibra ótica que é utilizada nos atuais cabos submarinos, e que, entre outras coisas, ajuda a levar a internet até à maioria das casas. Uma tarde de diversão para pequenos grandes cientistas.

Preço: 150€ (para um grupo até 15 crianças - exceto aniversariante); a partir de 15 crianças: 10€/criança

Obs.: O preço inclui o aluguer de espaço e uma oficina pedagógica de 1h30m.
Inclui, também, a entrada livre nas exposições do Museu das Comunicações para os pais dos aniversariantes e acompanhantes adultos. O lanche não está incluído.

Mais informações: Email