PIKIKOS – CUT, CARE, COFFE

EO 2020 LisboaEspaço Sustentável
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Cabeleireiro, café e loja, uma mistura improvável que faz de Pikikos, em Campo de Ourique, um espaço único. Além do conceito diferenciador tem como lema a sustentabilidade.

Este espaço foi criado pela proprietária Natasha Calem para sensibilizar as pessoas a reduzir o consumo e respeitar o ambiente.

Loja
Na zona de venda encontra alternativas sustentáveis que oferecem ao produtos de marcas nacionais e estrangeiras que permitem fazer usos conscientes e amigos do ambiente.

Aqui, encontra cosmética bio e roupa feita a partir de garrafas recicladas, por exemplo.

Cabeleireiro
O cabeleireiro funciona ao fundo do espaço e convida adultos e crianças a experimentar. O mecanismo mais visível de como a Pikikos leva a sério a responsabilidade ambiental encontra-se neste espaço.

A água utilizada para lavar o cabelo segue para uma bomba, que a reencaminha para um depósito. Aí a água é utilizada para as descargas da sanita.

Para convidar as crianças a estar mais tempo e com mais vontade nesta área existe uma cadeira em forma de elefante em que os miúdos estão sentados enquanto lhes cortam o cabelo.

Café
É o espaço de repouso e lazer para quem visita a “casa”. O café tem apenas quatro mesas e alguns lugares ao balcão, para uma passagem fugaz ou mais calma se quiser levar o computador e ligar-se à internet.

Além dos produtos de qualidade gourmet, vegan e sem glúten, encontra a “Tony's Chocolonely” uma marca de chocolates holandesa focada nas práticas de comércio justo, opondo-se à escravidão e ao trabalho infantil.