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Orientação escolar e profissional: o que é? Para que serve?
Orientação escolar e profissional: o que é? Para que serve?
Opinião | Aurora Lopes, Psicóloga Clínica & Mariana Cruz, Psicóloga Educacional
Quem nunca, em pequenino, quis ser astronauta? Médica? Cabeleireiro? Uma infindável lista de sonhos profissionais que, depois, na sua maioria não se concretizaram. O que é normal, o ser humano não é estanque, o seu desenvolvimento e aprendizagem são constantes, o que origina a permeabilidade dos seus desejos, sonhos, motivações, vontades e interesses que se vão moldando ao seu dia a dia e às experiências vividas. E é aqui que a orientação escolar e profissional pode ser decisiva.
É pertinente e, mesmo, fulcral entender a orientação escolar e profissional, não apenas como algo limitado a um determinado período de tempo - como os finais de ciclo, ou final da escolaridade obrigatória -, mas antes como algo que deve ser desenvolvido ao longo do percurso escolar de todos os alunos.
Não existe uma resposta para esta questão, que acaba por ser retórica. Porquê? Porque devemos de facto iniciar cedo as conversas sobre este assunto com os nossos filhos e alunos perguntando, refletindo, dando a conhecer as possibilidades que existem, seja na forma das disciplinas ou caminhos académicos a seguir; ajudando-os a conhecer mais e melhor sobre um mundo de profissões que cresce a cada dia e desafio da Humanidade. No entanto, estas reflexões devem acompanhar a maturidade vocacional das crianças/adolescentes, adequando-se em cada caso.
É importante entender que, apesar de não ser uma ciência exata, a orientação escolar e profissional também não deve ser considerar como uma área que se limita a realizar testes psicotécnicos que oferecem a fórmula para o futuro de determinado aluno.
A orientação escolar e profissional é muito mais do que isso. Passa por facilitar o autoconhecimento do aluno, permitindo que este reflita sobre si mesmo, sobre a sua posição no mundo, os seus interesses, as suas aptidões e os seus valores, tornando-se muito mais capaz e ciente.
Este processo permite, também, a procura de informação fidedigna, orientando o aluno, tendo em conta aquilo que foi explorado anteriormente. Desta forma é possível tomar uma decisão mais consciente e informada.
O desenvolvimento da carreira profissional tem várias etapas ao longo da nossa vida e é necessário conhecê-las para poder desenvolver a nosso percurso da melhor maneira possível.
A primeira etapa é a etapa do crescimento, ocorre normalmente até aos 13 anos, altura em que crianças e jovens começam a interrogar-se sobre o futuro, a pensar no "que querem ser", aumentando o controlo da sua vida e apercebendo-se da importância de ter sucesso na escola e no trabalho, adquirindo hábitos de estudo.
Depois vem a fase da exploração, dos 15 aos 24 anos a fase de estabelecimento e manutenção, já dos 45 aos 65 anos.
Em todas elas resvala a importância de ser uma técnica com qualificações que faça a orientação do aluno, que lhe saiba realizar as perguntas certas na altura certa, desbloqueando e facilitando todo o processo de autoconhecimento e de projeção do "o que queremos ser" para que possamos tomar uma decisão informada e consciente.
A orientação escolar e profissional não deixa de ser um tema controverso e complexo, num mundo onde as certezas são cada vez mais exigidas e raras.
Não se trata de rocket science, mas acaba por ser um processo de exploração e conhecimento muito mais profundo do que se possa pensar e, muitas vezes, aquele pequeno astronauta, na verdade estabeleceu-se, feliz, como professor de matemática.
Psicóloga Clínica
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