Título
Dia do Pai: 7 tradições diferentes à volta do mundo
Dia do Pai: 7 tradições diferentes à volta do mundo
Em Portugal, o Dia do Pai comemora-se a cada 19 de março, mas diversos países têm datas distintas para honrar os heróis do nosso dia a dia. Tudo depende da sua própria história e associação a este dia, como é o exemplo de Taiwan, que festeja o Dia do Pai a 8 de agosto porque, em mandarim, as palavras “oito de agosto” têm uma pronunciação muito semelhante a “pai”.
Além das diferentes datas definidas para o Dia do Pai, existem países com tradições distintas muito divertidas. Prontos para “roubar” umas ideias?
Comemorado no 40.º dia após o domingo de Páscoa, o Dia do Pai pode ser passado de duas formas: enquanto em algumas famílias pais e filhos saem à rua para andarem de bicicleta e fazerem piqueniques, noutras os filhos passam o dia com as mães, para que os homens celebrem juntos esse dia. Por esse motivo, a data recebe também, popularmente, o nome de "Dia dos Cavalheiros".
O Dia do Pai comemora-se no segundo domingo de agosto, no Brasil. Assim como na maioria dos países, as crianças costumam comprar presentes exclusivos para o pai ou criar os seus próprios presentes na escola. Mas, outra tradição é organizar concertos ou cerimónias especiais, normalmente nas escolas, e preparar grandes almoços para reunir a família.
Na Costa Rica, comemora-se o “Día Del Padre” no terceiro domingo de junho. Os costarriquenhos celebram os pais vivos e falecidos, bem como as mães solteiras que desempenham os dois papéis. Há alguns anos, o Dia do Pai divide os holofotes com a Copa do Mundo e muitos pais passam o dia a ver o jogo.
Nos países nórdicos celebra-se o Dia do Pai no segundo domingo de novembro. Nestes países, pode optar-se por não oferecer presentes e, em vez disso, brincar às escondidas com o pai. Noutras situações, prefere-se dar as prendas, mas devem escondê-las e dar ao pai pequenas pistas para que as possa encontrar, numa espécie de caça ao tesouro. O dia é passado com muitas brincadeiras, que mostram às crianças que o mais importante é o tempo em família.
Tal como nos Estados Unidos, o Dia do Pai celebra-se no terceiro domingo de junho. Neste país, os pais recebem um pequeno-almoço na cama especial, totalmente feito pelos filhos. Depois, as famílias juntam-se na casa dos avós para celebrarem esta data. Além dos mimos, as crianças oferecem, ainda, presentes feitos na escola.
O Dia do Pai na Tailândia é único. Comemorado a 5 de dezembro, este dia consagra o Rei Bhumibol Adulyadej, o monarca mais antigo do país. É um feriado oficial, que representa o aniversário do Rei e o Dia do Pai. O rei era visto, por muitos, como o pai simbólico da Tailândia. Muitos tailandeses acampavam na noite anterior, geralmente vestidos de amarelo, em sua homenagem. A cor representa segunda-feira, o dia em que o rei nasceu, em 1927. Assim, no Dia do Pai veste-se amarelo e oferece-se uma flor de canna ou dok phuttha raksa, que é semelhante a um lírio, aos pais e avôs. As atividades acontecem em todo o país, e o Sistema de Transporte em Massa de Bangkok permite que os pais viajem gratuitamente quando acompanhados pelos filhos. O objetivo é incentivar o tempo de união familiar.
Em países, como o Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Grécia, México, Japão, África do Sul são, muitas vezes, oferecidas flores, normalmente rosas, para homenagear o pai.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos