O ANEL DO UNICÓRNIO - UMA ÓPERA EM MINIATURA

EO 2021 Espetáculo19, 20, 25, 26, 27 Nov., 3, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 18, 19 DezM/6A Partir de 3€

Com estreia marcada para 19 de novembro, no Cineteatro Louletano, em Loulé, "O Anel do Unicórnio - Uma Ópera em miniatura" é um espetáculo de 60 minutos dirigido às crianças, porque afinal a ópera não tem idade! Uma criação de Ana Lázaro, Martim Sousa Tavares e Ricardo Neves-Neves.

"O Anel do Unicórnio - Uma Ópera em miniatura" é uma ideia inovadora que pretende inspirar e incentivar os mais novos a começarem a apreciar a ópera, visto que espetáculos deste género não costumam ser dirigidos às crianças.

Segundo Martim Sousa Tavares, maestro e um dos criadores, esta peça "vai abrir portas" à exploração deste género musical para os mais pequenos, que com este "contacto muito mais leve, divertido e com uma janela aberta muito convidativa", estarão mais aptos a admirar a ópera.

Este foi, de facto, o maior desafio na escrita do libreto, como nos conta Ana Lázaro: "o principal desafio foi o facto de ter criado uma linguagem para crianças, sendo que a ópera tem uma linguagem muito própria."

O espetáculo conta a história de Pedro Patê, um rapaz enfadado pela sua invulgar sorte: filho de dois cantores de Ópera vive ele próprio dentro de uma Ópera que nunca acaba, com a música de fundo de uma Orquestra que pauteia cada gesto que faz.

Aborrecido com esta condição, e farto de ouvir ininterruptamente árias, cavatinas, intermezzos e afins (imagine-se o que é ser-se acompanhado por uma Orquestra quando se quer simplesmente ler um livro de Banda desenhada, tomar banho, ou fazer chichi), ou de ser arrastado para aventuras épicas ou intrigas e tropelias pelo seu Pai Bellini Bel Canto (um ex-barbeiro em Sevilha) e a sua Mãe Faustina Balão, uma verdadeira Diva barroca (não confundir com “diva barroco”, ela fica muito zangada!), Pedro Patê sonha com a possibilidade de vir a ser Ilusionista e descobrir o truque que roube as cantorias das bocas da sua família apenas com um estalar de dedos!

Até que um dia, o gato de estimação de Faustina Balão: Don Giovanni al Latte, desaparece misteriosamente. Precisamente no dia em que Bellini Bel Canto e Faustina Balão celebram as Bodas de Prata. Afinal, na Ópera não há limites para o imprevisto!




O cenário adapta-se a diversos tipos de sala. De acordo com o encenador Ricardo Neves-Neves, as três primeiras salas onde o espetáculo vai estar ainda este ano - Cineteatro Louletano, Centro Cultural Vila Flôr e LU.CA - dão conta disso mesmo. "A ideia do cenário é uma mistura entre as telas do teatro clássico com a tecnologia de agora. Vamos ter três máquinas que vão desenhar em cena o próprio cenário", descreve.

AGENDA O ANEL DO UNICÓRNIO - UMA ÓPERA EM MINIATURA

Loulé, Cineteatro Louletano
20 nov.: 17h
Reservas: 289 414 604 | Email

Guimarães, Centro Cultural Vila Flor
27 nov.: 16h
Reservas: 253 424 700 | Email

Lisboa, LU. CA  - Teatro Luís de Camões
3 dez.: 18.30h, 5, 12, 19 dez.: 11.30h, 4, 5, 8, 11, 12, 18, 19 dez.: 16.30h
Reservas: 215 939 107 | Email


Obs.: A 20 novembro, em Loulé, a 27 de novembro às 16h, em Guimarães, e a 12 dezembro, em Lisboa, as sessões são com audiodescrição. Ainda em Lisboa, existem sessões com Língua Gestual Portuguesa, nos dias 17 de dezembro, às 10.30h, e 18 de dezembro, às 16.30h, e uma sessão descontraída, a 19 de dezembro, às 11.30h. Em 2022, o espetáculo vai ser também recebido em Odivelas, Ílhavo e Ovar. O espetáculo também está disponível para escolas.


Libreto
Ana Lázaro
Música Martim Sousa Tavares
Encenação Ricardo Neves-Neves

Com André Henriques, Cátia Moreso, Sílvia Filipe (cantores) e André Magalhães (actor)

Ensemble David Silva (flauta), Ana Aroso (harpa), Mrika Sefa (piano eléctrico e sintetizador), Francisco Cipriano (percussão), Helena Silva (violino), Miguel Menezes e Vasco Sousa (contrabaixo e baixo elétrico)

Maestro Martim Sousa Tavares
Apoio de Voz e Texto João Henriques

Cenografia Henrique Ralheta
Assistente de cenografia António Muralha
Figurinos Rafaela Mapril
Ilustrações de palco José Cruz
Caracterização e Cabelos Cidália Espadinha

Desenho de Luz José Álvaro Correia
Teaser Eduardo Breda
Assistência de Encenação António Ignês e Juliana Campos

Comunicação e Assessoria de imprensa Mafalda Simões

Produção TdE Andreia Alexandre
Produção Culturproject Nuno Pratas

Assistente de Produção Carmen Granja
Assistente estagiária de Produção Eliana Lima

Parceiros Billyboom, Frescos Produções, Make it Happen, Pecosita-Pepito, CML/Pelouro da Cultura no âmbito do
RAAML/Polo Cultural Gaivotas

Co-Produtores LU.CA - Teatro Luis de Camões, Cineteatro Louletano, Centro Cultural Vila Flor, Centro de Arte de Ovar,
23 Milhas, Centro Cultural Malaposta, Culturproject e Teatro do Eléctrico

Por: Teatro do Elétrico