FIC.A - O PRIMEIRO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIÊNCIA CRIADO EM PORTUGAL

EO 2021 OeirasFestival12 a 17 Out.: 9.30h-23hM/00€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

FIC.A, o primeiro Festival Internacional de Ciência realizado e organizado em Portugal, acontece de 12 a 17 de Outubro de 2021 nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. Ao longo dos seis dias, será o epicentro em Portugal no mundo da comunidade científica. Com uma programação pioneira, o evento oferece ao público experiências únicas em diversas áreas científicas, artísticas e culturais.

O Festival, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República na sua edição de estreia, reunirá mais de 100 entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais, conferindo-lhe um carácter e potencial únicos no contexto nacional, e raro a nível internacional.

O programa supera já as 700 atividades – entre debates, palestras, exposições, espetáculos, concertos, workshops, entre outros formatos – e soma mais de 100 oradores de cerca de 20 países, da Austrália ao Canadá.

A organização estima receber 40 mil visitantes na sua primeira edição, dos quais metade serão alunos da educação pré-escolar ao ensino superior. A estes somar-se-ão os milhares de espectadores que poderão acompanhar alguns dos debates, palestras, espetáculos e exposições interativas, apresentações únicas, workshops e concertos via livestream em todo o mundo.

Enquanto verdadeira ode à descoberta, o FIC.A dará a oportunidade aos visitantes de interagirem com cientistas, artistas e outros profissionais e com equipamentos e materiais que vão desde as áreas da tecnologia, robótica e inteligência virtual, ao ambiente e saúde, passando por campos como a astronomia, o desporto e até a gastronomia, o que permitirá explorar todos os sentidos.

O FIC.A desvenda já algumas presenças marcantes da sua vasta programação: a presença do investigador no campo do direito e ética na saúde, o canadiano Timothy Caulfield, produtor da A User's Guide to Cheating Death da NETFLIX; junta-se também o biólogo e ecólogo norte-americano Thomas Lovejoy, que dedicou mais de 50 anos a estudar a Amazónia, pai do conceito de “diversidade biológica”; o astronauta português, Rui Moura, acompanhado pela tecnologia portuguesa que se encontra nos veículos enviados a Marte, entre tantas outras aplicações desenvolvidas por empresas tão diversas como o ISQ,  InovLabs e ALGA+; Barry Fitzgerald, investigador e comunicador de ciência que se dedica a explorar a ciência por detrás dos super-heróis, Amy Stewart, autora bestseller do New York Times, e Naomi Oreskes, historiadora de ciência da Universidade de Harvard, são apenas alguns dos nomes mais sonantes.

Na sua vertente cultural e artística, o programa do FIC.A apresenta uma aposta transversal na literatura, com a presença de diversos autores nacionais e internacionais, fruto da intervenção de cerca de uma dezena de editoras e chancelas, como o neurobiólogo britânico Jack Lewis, o jornalista alemão Jürgen Kaube ou o cosmólogo americano Sean M. Carroll; nas artes performativas, que reúnem o concerto do músico Noiserv, espetáculos de teatro e até circenses; nas artes visuais e têxteis, com um alinhamento cinematográfico rico e o lançamento de produções inéditas, exposições interativas que permitem, por exemplo, fazer uma “Expedição ao Mar Profundo”, e a presença de artistas como a portuguesa Vanessa Barragão; e ainda nas artes digitais e tecnológicas, fruto do envolvimento de talentos como o da artista cubana-americana Agnés Chávez.


PARA FAMÍLIAS E CRIANÇAS
A pensar nos mais jovens e nas famílias, a organização do festival de ciência separou algumas atividades dirigidas aos mais novos: cinema, teatro, música e debates, quiz, oficinas, demonstrações, workshops, atividades hands-on, jogos, exposições e muito mais. Da biodiversidade à astronomia, da robótica ao gaming!

Workshops:
- Mamíferos e répteis marinhos: o que são
- Construção de comedouros para aves
- Kids dive: mergulho virtual
- Robótica
- Modelação 3D

Atividade hands-on
- Astronomia no dia a dia
- Construção de um relógio de sol
- Tempos e distâncias no universo
- Telescópios em papel
- Criptomiúdos
- A ciência por detrás dos produtos
- Speed dating com um astrónomo

Jogos
- Quem comeu a minha alface?
- Microquizz: a vida dos pequenos mamíferos
- Uma aventura na saúde e higiene oral

Exposições
Ciência & Lego
MIT Moon Research
Um mundo de insetos
Enzimas em ação
Mural Interativo digital

Com organização da Senciência, o FIC.A apresenta uma missão e visão que partem da ciência para construir um modelo integrador particularmente atento aos valores da inclusão, da sustentabilidade e da capacitação pessoal, que irá posicionar-se como referência a nível nacional e internacional.

O FIC.A decorrerá todos os dias das 9.30h às 23h, com entrada gratuita mediante reserva dos bilhetes na plataforma online. As pré-reservas para as atividades ficarão disponíveis em breve em www.fica.pt. A iniciativa encontra-se inscrita na candidatura do Município de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027.